Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cenário

Além da ZFM, Wilson e Lula discutem pautas como BR-319 e desmatamento

Em todas essas pautas, Wilson Lima garantiu que o governo federal sinalizou, de forma positiva, para um caminho de diálogo

Além da ZFM, Wilson e Lula discutem pautas como BR-319 e desmatamento

Presidente se reuniu com governadores em Brasília (Foto: Diego Peres / Secom)

BRASÍLIA – Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), teve a oportunidade de apresentar as pautas prioritárias do estado: a falta de condições de tráfego da BR-319; a proteção da Zona Franca de Manaus (ZFM) e a situação de desmatamento no sul do estado.

Em todas essas demandas, Wilson Lima garantiu que o governo federal sinalizou, de forma positiva, para um caminho de diálogo. Além disso, o governador informou que a pauta principal e comum aos governadores diz respeito à recomposição tributária para evitar perdas de arrecadação nos estados.

De acordo com Wilson, só o Amazonas teve uma perda de R$ 1 bilhão e os estados da Amazônia tiveram aproximadamente R$ 5 bilhões.

Na reunião, o presidente Lula destacou que o encontro com os governadores teve como objetivo fazer com que o Brasil volte à normalidade no sentido do diálogo e respeito entre os Poderes. O petista reforçou que as portas do governo federal estarão abertas aos gestores públicos municipais e estaduais para discutir e avaliar projetos prioritários de interesses dos estados.

Zona Franca

Conforme o governador Wilson Lima, entre as prioridades está a defesa da Zona Franca de Manaus. Do mesmo modo, ele reforçou a pauta durante o 1° Encontro do Fórum de Governadores de 2023, realizado nessa quinta-feira (26). Durante a reunião, também foi debatida a busca por alternativas econômicas para a região – alternativas estas que compensem perdas de arrecadação.

Além da ZFM, Wilson Lima destacou a falta de pavimentação do trecho do meio da BR-319, entre os quilômetros 198 e 250, como ponto importante de discussão.

A terceira prioridade listada é o combate ao desmatamento e outros ilícitos ambientais no sul do estado, salvaguardando as atividades econômicas desenvolvidas dentro da legalidade.

LEIA MAIS:

(*) Com informações da assessoria