
(Fotos: Divulgação / CMM)
Manaus (AM) – O vereador Eduardo Alfaia (Avante) usou o tempo dele na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (20), para criticar o governador Wilson Lima (União Brasil). O parlamentar disse que o governador é negligente com a educação e saúde do Amazonas.
Alfaia alfinetou Lima por se dedicar às campanhas políticas em vez de se focar em suas responsabilidades governamentais.
“Wilson, vai cuidar da educação do Estado e para de fazer campanha. O povo votou em você para cuidar da educação, saúde e segurança”, criticou.
O parlamentar, que é da base do prefeito David Almeida na CMM, insinuou que o governador Wilson Lima não está suficientemente envolvido na gestão do Estado, nem na solução dos problemas críticos do Amazonas.
Para embasar a fala, Alfaia deu como exemplo o resultado insatisfatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ao nível estadual e as condições precárias das escolas estaduais sem ar-condicionado, o que compromete a qualidade do ambiente educacional, especialmente durante o intenso calor amazônico.
Por outro lado, o líder do prefeito David exaltou os avanços na saúde municipal e destacou o resultado obtido na educação da capital amazonense nesta gestão municipal. Manaus obteve nota 5,7 nos anos iniciais da educação, conquistando a sexta posição no ranking nacional das capitais, e a quinta posição nos anos finais. Ele atribuiu esses resultados ao esforço e trabalho dos profissionais da educação municipal, bem como aos investimentos em infraestrutura e valorização dos professores.
Alfaia também mencionou desafios enfrentados pela cidade, como a maior cheia e estiagem recente, que, segundo ele, foram superados com a contribuição essencial dos profissionais da educação. Ele elogiou a gestão de Almeida por manter a data-base dos funcionários em dia e por promover uma “revolução” nas escolas municipais.
Reações e Defesas
A fala do vereador gerou uma série de reações. Já, o vereador Marcelo Serafim (PSB), aiado de Wilson Lima, defendeu o governador. Marcelo disse que o debate estava mais voltado para agressões pessoais do que para a discussão construtiva de problemas. Marcelo Serafim sugeriu que a Câmara Municipal “deveria adotar um discurso mais maduro e focado” na resolução dos problemas da cidade e do Estado.
Rodrigo Guedes (PP) lamentou o tom da discussão e destacou que a situação estava “se tornando uma disputa de poder” em vez de uma discussão sobre as reais necessidades da população. Ele também destacou que o governo do Estado já havia investido quase R$ 1 bilhão na Prefeitura de Manaus e questionou “se os problemas atuais realmente surgiram após a ruptura política entre o prefeito e o governador”.
LEIA MAIS:
- Rosivaldo Cordovil tenta o 4º mandato na CMM e diz não ter problema em dialogar
- Relação com Omar e Eduardo é baseada na reciprocidade, revela David
- Líder na CMM, Eduardo Alfaia deixa o PMN e se une ao Avante de David
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.