Médicos recomendam o retorno gradual de consultas e cirurgias

Denúncias, sugestão de matérias e outros assuntos

5 de julho de 2020
Site auditado pelo
Manaus
23oC  33oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Médicos recomendam o retorno gradual de consultas e cirurgias

As demais recomendações estão contempladas nas normas da Anvisa, publicadas em 29/05 deste ano, na Nota Técnica de Orientações para Prevenção e o Controle das Infecções pelo coronavírus

Médicos recomendam o retorno gradual de consultas e cirurgias
Divulgação

Durante a 6ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam) foi sugerido ao presidente, o médico José Bernardes Sobrinho, o retorno gradual de consultas e cirurgias eletivas.

“Referente às consultas foram estabelecidas as rotinas de condições sanitárias, a saber: uso de máscaras para os pacientes, médicos, funcionários e todos os demais envolvidos no ato da consulta, álcool em gel ou líquido a 70 graus e/ou lavatório com sabonete. Na recepção, distanciamento mínimo de 1 metro evitando aglomerações de pacientes. Se houver a possibilidade, o médico pode também atender com agendamento, mantendo o distanciamento”, explicou.

Para procedimentos de cirurgias eletivas, o paciente deverá assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, após as explicações favoráveis e desfavoráveis ao ato cirúrgico quanto aos seus benefícios, riscos, complicações e alternativas possíveis, nesse momento de crise sanitária mundial, ficando a critério do cirurgião a solicitação, no pré-operatório, dos exames complementares que julgar necessários para a covid-19.

“Se a cirurgia puder ser postergada, seria uma conduta mais prudente no momento. Cada caso deverá ser avaliado”, observou o presidente do Cremam.

As demais recomendações estão contempladas nas normas da Anvisa, publicadas em 29 de maio de 2020 na Nota Técnica de Orientações para Prevenção e o Controle das Infecções pelo novo Coronavírus em Procedimentos Cirúrgicos.

 

(*) Com informações da assessoria

Amazonas1 TV

Publicado por Amazonas1

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias