Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

Bolsonaro manda Guedes criar zona franca no Pará em novo ataque ao Amazonas

A informação foi divulgada no jornal O Globo, Bolsonaro quer um pacote de medidas de isenções fiscais para essa zona franca que seria em Marajó

Bolsonaro manda Guedes criar zona franca no Pará em novo ataque ao Amazonas

Bolsonaro e Guedes (Reprodução)

E o governo Bolsonaro desferiu mais um golpe contra o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Na terça-feira, 3, o presidente determinou que o ministro Paulo Guedes estude a criação de uma zona franca em Marajó, no Pará.

A informação foi divulgada no jornal O Globo, Bolsonaro quer um pacote de medidas de isenções fiscais para essa zona franca. Segundo ele, o modelo de subsídio será o mesmo do de Manaus

Guedes é o porta-voz de Bolsonaro contra a ZFM, que classifica como “antieconômica”.

Pelo que disse no Pará, Bolsonaro já tinha tratado da criação da zona franca com o governador Hélder Barbalho (MDB).

De acordo com essa conversa, o governo federal quer atrair investimento privado ao vizinho da ZFM oferecendo suas vantagens fiscais.

“Eu havia conversado com ele [Barbalho], que ia tomar as providências junto ao nosso ministro da Economia para ver o que podemos fazer pra isentar no que for possível essa região. Algo parecido com uma zona franca”.

Antes da fala de Bolsonaro, Barbalho anunciara nova guerra fiscal com isenção de ICMS para atrair investidores.

Ele sugeriu ao presidente que o governo abra mão de impostos federais para a zona franca de Marajó. E citou esses impostos, IPI, PIS e Cofins, os mesmos oferecidos pela ZFM.

Com esse discurso, portanto, Bolsonaro se contradiz porque afirmou que a criação da zona franca no Pará seria para “integrar todo o Brasil”

 

(*) com informações do O Globo