Manaus, 27 de maio de 2024
×
Manaus, 27 de maio de 2024

Cenário

Amom reafirma que gabinete será mantido com ‘dinheiro do próprio bolso’

O parlamentar afirmou que não utilizará o cotão para manter o gabinete que fará uso em Brasília, onde inicia mandato a partir do dia 1º de fevereiro

Amom reafirma que gabinete será mantido com ‘dinheiro do próprio bolso’

Amom Mandel em entrevista coletiva, horas antes de ir para Brasília. (Foto: Juliana Batista/Portal AM1)

MANAUS – Amom Mandel (Cidadania) renunciou ao cargo de vereador ontem (26) para assumir, a partir do dia 1º de fevereiro, o cargo de deputado federal, em Brasília. Ao falar sobre como será o novo mandato, o jovem parlamentar destacou que, como na Câmara Municipal de Manaus (CMM), não usará a verba do ‘cotão’ para manter seu gabinete na Câmara dos Deputados.

O famoso ‘cotão’ é a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap). Ou seja, é uma verba dada para os parlamentares utilizarem com os gastos referentes aos trabalhos que executam durante seus mandatos legislativos.

Amom afirmou que irá tirar do próprio salário a verba para manter o gabinete.

“Eu prefiro tirar do meu bolso como uma forma de demonstração do meu compromisso. Se eu não for o primeiro cidadão a acreditar naquilo que eu apresento como ideais para a população, então quem será?”, questionou o deputado.

Ele ainda minimizou o benefício parlamentar, frisando que o mesmo existe apenas para dar melhores condições do parlamentar executar o mandato.

“Os parlamentares tentam, pelo menos segundo eles, usar o cotão para que o mandato funcione melhor, para que eles tenham condições, por exemplo, de viajar para lá e para cá, de pagar a gasolina para as assessorias”, exemplificou.

Grata surpresa

Se não bastassem tantos benefícios na vida de um parlamentar, Amom revelou que a Câmara dos Deputados irá conceder mais um aos políticos a partir desta legislatura: uma viagem semanal ao seu estado de origem.

“Eu não contava com isso. Inicialmente, pretendia tirar do bolso, mas vai disponibilizar [a passagem aérea] sem ser pelo cotão. Então, não vou utilizar o cotão para o aluguel de carros, nem para a gasolina, nem para demais passagens aéreas; vou apenas fazer uso dessa cota de uma passagem semanal”, disse.

Transparência

Amom também se colocou à disposição da população para que seus atos sejam “monitorados e fiscalizados”. Ele se comprometeu a lançar um Portal da Transparência para disponibilizar os dados da sua gestão.

LEIA MAIS: