Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Política

Após cargo e sala no Planalto, Janja recebe homenagem no Senado

A primeira-dama, Janja é uma das sete mulheres que irão receber o Diploma Bertha Lutz, pelo Dia Internacional da Mulher, no Senado

Após cargo e sala no Planalto, Janja recebe homenagem no Senado

A homenagem é para mulheres que deram contribuição relevante à defesa dos direitos e das questões de gênero no Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

A primeira-dama Rosângela Silva, conhecida como Janja, será uma das homenageadas pelo Senado Federal em alusão ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8), com o Diploma Bertha Lutz.

A homenagem ocorre logo após Janja ganhar um cargo cheio de regalias no governo federal do esposo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o Uol, o cargo não será remunerado, no entanto, ela terá direito a funcionários e uma sala no terceiro andar do Palácio do Planalto.

Além de Janja, também receberão a homenagem à diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, a diretora-executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabo e Nilza Zacarias, jornalista e uma das coordenadoras da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito.

Na edição deste ano, o Diploma Bertha Lutz presta homenagem in memoriam a duas brasileiras: Clara Filipa Camarão, indígena da etnia potiguara que liderou um grupo de mulheres contra as invasões holandesas no século XVII, em Pernambuco, e a repórter Glória Maria, considerada um ícone do jornalismo brasileiro e se tornou reconhecida pelas reportagens especiais.

Todos os nomes foram indicados pela bancada feminina do Senado Federal. A premiação concedida é para mulheres que deram contribuição relevante à defesa dos direitos e das questões de gênero no Brasil. A sessão de condecoração está marcada para as 9h, no Plenário da Casa.

(*) Com informações da Agência Senado

Leia mais: