Após escolha de Vânia Marques, TJAM se prepara para eleger dois novos desembargadores - Amazonas1
19 de abril de 2021
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Após escolha de Vânia Marques, TJAM se prepara para eleger dois novos desembargadores

Posse da desembargadora ocorrerá nesta terça; as outras vagas deverão ser preenchidas pelo critério de antiguidade e merecimento

Após escolha de Vânia Marques, TJAM se prepara para eleger dois novos desembargadores
Foto: Raphael Alves

Manaus – Após ser escolhida pelo governador Wilson Lima (PSC) como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Vânia Marques deverá ser empossada nesta terça-feira (6), às 9h. A cerimônia ocorrerá de forma remota, por videoconferência. Vânia assume o cargo no lugar do desembargador Djalma Martins, que se aposentou no dia 23 de fevereiro, e faleceu de covid-19 no dia 1º de abril.

Além disso, o TJAM deve, ainda, iniciar o processo de substituição de outros dois desembargadores: Sabino Marques, após aposentadoria compulsória ao completar 75 anos, e Aristóteles Lima Thury, que faleceu vítima do novo coronavírus.

De acordo com a assessoria do TJAM, diferente de como ocorreu a eleição da desembargadora Vânia.

Leia mais? Após eleição no TJAM, Wilson Lima nomeia Vânia Marques como desembargadora

As vagas deverão ser preenchidas pelo critério de antiguidade, que é o caso de Sabino Marques, ou merecimento, caso de Aristóteles Thury.

Com isso, a especulação é de que a vaga de Sabino Marques seja preenchida pela juíza Onilza Abreu Gerth. Ela atua na Corte há muitos anos e está substituindo a desembargadora Encarnação Salgado, envolvida em esquema de concessão irregular de liminares.

Leia mais: TJAM: salários de desembargadores somaram mais de 1 milhão em fevereiro

Na vaga por merecimento, de Aristóteles Thury, os desembargadores do TJAM deverão fazer uma votação dando pontuação aos juízes inscritos. Com isso, serão selecionados os três com mais pontos, que são dados de acordo com o desempenho dos juízes sobre um tema determinado. Desses, o inscrito com mais pontos será o escolhido. Exceto se este mais votado já tiver participado de outras listas tríplices anteriores.

Para esta vaga, os nomes já inscritos são: Abraham Peixoto Campos Filho, Cleonice Fernandes de Menezes Trigueiro e Luíza Cristina Nascimento da Costa Marques, além de Marco Antônio Pinto da Costa, Roberto Santos Taketomi e Mirza Telma de Oliveira Cunha.

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

[email-subscribers-form id="1"]