Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Augusto Ferraz é convocado a depor no TRE sobre abuso de poder econômico

O processo é de autoria do concorrente de Augusto Ferraz nas eleições de 2020, Alain Cruz. A ação de investigação judicial também atinge o vice-prefeito da cidade, Robson Adriel

Augusto Ferraz é convocado a depor no TRE sobre abuso de poder econômico

Prefeito Augusto Ferraz, de Iranduba. Foto: Reprodução/Facebook

Iranduba/AM – O prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz (DEM), tem depoimento marcado em uma audiência de instrução de um processo contra ele por suspeita de abuso de poder econômico. O julgamento será realizado no próximo dia 17 de novembro, segundo publicado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

O processo é de autoria do concorrente de Augusto Ferraz nas eleições de 2020, Alain Cruz (PSC). A ação de investigação judicial também atinge o vice-prefeito da cidade, Robson Adriel (Republicanos).

De acordo com a juíza responsável pelo processo, Dinah Câmara Fernandes, no documento, o pedido de tutela provisória já foi decidido, as partes e o fiscal da ordem jurídica já se manifestaram nos autos.

“Sendo assim e considerando a matéria de fato controvertida e os requerimentos de produção de prova oral, defiro estas solicitações e determino ao Cartório Eleitoral: Paute-se audiência de instrução para o dia 17 de novembro de 2021, às 09 horas, a ser realizada na sala de audiência da 2ª Vara de Justiça da Comarca de Iranduba, localizada no Fórum de Justiça Estadual, em frente à Praça dos Três Poderes, Avenida Amazonino Mendes, nº 114, Centro, Iranduba, AM”, diz o documento.

Não há maiores informações sobre as acusações e os argumentos do ex-candidato Alain Cruz. Aliás, vale destacar que esta não é a primeira acusação contra o prefeito Augusto Ferraz.

Em setembro, o vereador de oposição ao Executivo Municipal, Luís Carlos Velho (Republicanos), denunciou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que Ferraz recusou um recurso de emenda do deputado Sinésio Campos (PT) para construção de uma escola na zonal rural do município.

Leia mais: Vereador de Iranduba vai à tribuna da Aleam denunciar irregularidades de Ferraz

Um áudio atribuído ao prefeito que passou a circular na internet dizia que Ferraz pretendia devolver o dinheiro porque não gosta da estrutura que os moradores da região do quilometro 26 estão construindo com o próprio dinheiro e, ainda, falava que estão “fazendo um chiqueiro para botar as crianças”.  

No mês anterior, o mesmo vereador também acusou o prefeito de falsidade ideológica em razão de Ferraz não morar em Iranduba e supostamente ter forjado um endereço. De acordo com o parlamentar, Augusto Ferraz declarou, no ato de sua candidatura no TRE, que mora em um terreno no Ramal do Janauari, em Iranduba. Porém, quem reside na casa não é o prefeito, mas sim o vereador Nedy Vale (PSD), que é um dos aliados de Ferraz na Casa Legislativa.

Leia mais: Vereador acusa prefeito de Iranduba de falsidade ideológica: ‘o senhor enganou o povo’

“Ele não reside no município de Iranduba, ele enganou a Justiça Eleitoral fazendo a declaração lá, o documento dizendo que tinha uma residência no Janauari. Neste local, só tem uma residência de um vereador, o vereador Nedy, não tem nenhuma casa, a única pessoa que mora lá é o vereador Nedy Santana Vale […] Ele não mora, não tem conta de água, de luz, ele comprou um terreno e não mora, ele mentiu para a Justiça Eleitoral. A casa que tem lá quem mora é o vereador Nedy. Ele não tem residência em Iranduba”, disse ao Portal Amazonas1.

A reportagem do Portal Amazonas1 procurou a assessoria de comunicação do prefeito Augusto Ferraz para saber se já foi notificado da audiência e se as acusações contra ele procedem. Porém, não houve retorno aos questionamentos feitos até a publicação da matéria.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter