Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Notícias

Nicolau é alvo de ironia na Aleam: ‘me nego a votar matéria de deputado ausente’

Os deputados discutiram entre si após o deputado Sinésio Campos se recusar a votar no projeto de Nicolau por ele não estar presente na votação

Nicolau é alvo de ironia na Aleam: ‘me nego a votar matéria de deputado ausente’

Foto: Reprodução / TV Aleam

Manaus – Os ânimos esquetaram nesta quarta-feira (25) de votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A ausência do deputado Ricardo Nicolau (SD) no plenário não agradou alguns colegas de Casa, e o projeto de autoria do deputado do Solidariedade gerou uma longa discussão e até um voto contrário por conta do sumiço.

Enquanto o projeto era lido na Casa, o deputado Sinésio Campos (PT) comentou que fez um pedido para que projetos de deputados que não estão em plenário não sejam lidos. Segundos depois, o petista se levantou e afirmou aos demais parlamentares que não iria votar no projeto de um deputado que estava ausente. “Estou me retirando de plenário porque me nego a votar matéria de deputado que está ausente de plenário, até porque acabou a sessão híbrida”, disparou.

Leia mais: De olho na eleição, Shádia Fraxe vira blogueira e cria perfil para receber demandas de seguidores

Outro deputado que se manifestou sobre a ausência de Nicolau foi o deputado Wilker Barreto (Cidadania), porém, reconheceu a importância do projeto. “Todo mundo aqui é de maior e responde pelos seus atos. Conto no dedo todo mundo que tá aqui todos os dias. Eu entendo o mérito do questionamento do deputado Sinésio, mas a subscrição é regimental, subscreve quem quiser subscrever”, disse.

“O que estou colocando aqui não é o que é regimental. Estou sugerindo que a Mesa, até porque sou segundo secretário da Mesa. Eu vejo que não tem o porque de entrar em pauta, de deputados que não querem vir aqui para o plenário”, rebateu Sinésio.

Foto: Reprodução / TV Aleam

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV) tentou acalmar os nervos dos deputados, e afirmou que não iria deixar de colocar em pauta um projeto que esteja pronto só porque o parlamentar não está em plenário. “Não tenho como adivinhar qual deputado vai estar aqui no plenário”, declarou.

Sinésio continuou sugerindo para que o presidente da Aleam coloque somente em pauta projetos de deputados que estejam presente, por sua vez, Cidade rebateu. “Então me ensine como é que eu vou botar um projeto no plenário e vou saber qual deputado não está e qual está”, disparou.

Leia mais: Filha de David Almeida, Fernanda Aryel desiste de disputar eleições: ‘cada coisa no seu tempo’

O petista continuou defendendo o argumento e destacou que não estava levando em consideração o mérito da matéria, mas que Nicolau não estava presente na hora da votação. “Só tem um dia de votação aqui nessa Casa, e o que estou falando para os outros, eu remeto às minhas proposituras, se for ao caso de não estar presente, por que votar? Ter amparo regimental pode ser legal, mas é imoral”, disse.

O deputado Wilker retornou a discussão e afirmou que o presidente da Casa deve proceder o desconto dos deputados que não estavam presentes em plenário, no entanto, não cabia o questionamento de Sinésio para a matéria de Nicolau.

Foto: Reprodução / TV Aleam

“Se o colega autor não justificar a sua ausência, que Vossa Excelência proceda o desconto, conforme o regimento. Agora, o que eu quero ver aqui, não só a votação, mas discussão e debate, porque estou aqui, muita das vezes falando para as cadeiras”, comentou.

Leia mais: Vídeo: ‘Nunca perdi uma eleição’, diz Marcos Rotta sobre concorrer em outubro

Antes da discussão ser encerrada, o deputado Tony Medeiros (PL) se posicionou sobre a ausência de Ricardo Nicolau no plenário, e cutucou o colega de Casa, Sinésio Campos, por abrir o questionamento. “Posso não gostar da lei, mas tenho que cumprir a lei. Acho que a questão regimental, se o regimento diz que sim, então sim! Agora não pode ficar é igual curumim birrento: ‘ah, eu vou sair, não vou votar por isso’. Cumpra o que tá escrito no regimento”, disse.

Sinésio também rebateu a fala do deputado, e afirmou que era uma questão legal. “Aqui não tem negócio de ser birrento não, é questão legal. Faço parte da Mesa dessa Casa, vai chegar um tempo em que o presidente vai colocar matéria e não vai ter ninguém pra votar, isso não é brincadeira!”, disparou.

Na hora da votação, todos os deputados votaram a favor, exceto Sinésio. “Meu voto é contrário, não pela matéria. Se vocês gostam da coisa e na hora ficam vacilando”, disse o parlamentar.

Alteração no regimento

Em conversa exclusiva com o Portal AM1, o deputado Sinésio Campos afirmou que vai apresentar n plenário uma proposta para alterar o regimento da Casa. O parlamentar deixou claro que a situação não é pessoal, além de não ser algo com o deputado Ricardo Nicolau, mas sim com todos.

“Para mim, as matérias em votação devem contar com a presença física do autor da propositura, e não da forma que está sendo feita”, disse. O deputado ainda destacou que não concorda com os deputados subscrevendo os projetos apenas para serem votados, sem ter o conhecimento sobre a matéria.

Leia mais: ‘Fake news’, diz Amom após especulações de que vai desistir de candidatura a deputado federal

Foto: Divulgação

Comemoração

Ausente no plenário, o deputado Ricardo Nicolau compartilhou nas redes sociais a aprovação do projeto de autoria dele. Vale ressaltar que o parlamentar estava na Aleam, porém, não estava presente no momento da votação.

O Portal AM1 procurou a assessoria de Ricardo Nicolau para questionar o motivo da ausência do deputado no plenário, se estava cumprindo agenda externa ou fora do Estado, no entanto, não obteve retorno.