Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Avante usa Câmara de Manaus para filiar, homenagear e destacar aliados de David Almeida

CMM vai homenagear mais um secretário municipal do prefeito David Almeida; propositura é do vereador Lissandro Breval, do Avante

Avante usa Câmara de Manaus para filiar, homenagear e destacar aliados de David Almeida

Foto: reprodução

O partido Avante, comandado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, tem realizado alguns eventos e ações em benefício de filiados e correligionários. A mais recente é a homenagem, de autoria do vereador Lissandro Breval, ao ex-secretário municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis, ambos do Avante.

O projeto de decreto legislativo foi aprovado nesta segunda-feira (11) em votação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e “concede a Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao Sr. Sebastião da Silva Reis e dá outras providências”. A homenagem deve ocorrer nos próximos dias no plenário da Casa Legislativa.

Procurado pelo Portal AM1, Lissandro Breval, que é filiado ao Avante, disse que a honraria a Sabá Reis se dá em razão dos serviços prestados à sociedade e pelo histórico do político, que acaba de deixar a Semulsp para concorrer a um cargo ainda não definido nas eleições. “É a Medalha da Cidade de Manaus que consta como relação de homenagens. Pelos serviços dele à cidade, pelo histórico dele político, a gente resolveu fazer essa homenagem”, afirmou Breval.

Breval (Avante) deixa comando do Amazonas FC e libera clube para receber verba da prefeitura
Lissandro Breval e David Almeida: Foto: Reprodução / Instagram

Leia mais: Carratte se irrita com conversas paralelas e critica colegas na CMM: ‘Estou lendo aqui não sei para quem’

Vale destacar que, no último dia 30 de março, o ex-secretário foi à CMM para avisar aos parlamentares que estava deixando a pasta e recebeu uma extensa veneração no plenário da Casa Legislativa, que é comandada pelo filho de Sabá Reis, o vereador David Reis. Ele, inclusive, durante a homenagem, estava usando uma camisa do partido Avante. A Lei de descompatibilização dos cargos foi criado justamente para dar evidência a quem está no poder e decide concorrer a cargos, mas as homenagens a atos de filiação em Casas do legislativo não são proibidas.

Neste dia, a homenagem durou cerca de duas horas, o que prejudicou a Ordem do Dia, ou seja, a votação de projetos na CMM foi adiada. Recém filiado ao Avante, Sabá Reis recebeu diversos elogios, cumprimentos e reconhecimentos pelos trabalhos a frente da Semulsp. Acostumado a visitar os parlamentares de forma aleatória, ele foi ao local apenas para se despedir.  

Leia mais: Vereadores não querem Tadeu de Souza na CMM, porém Sabá Reis tem ‘Passe Livre’

“Na semana passada foi feita a assinatura da proposição, aí foi para votação. Na semana passada ele veio conversar com os vereadores e avisar que ele entregou a secretaria”, disse Breval. Com isso, a CMM deve ter mais uma sessão de homenagem a Sabá Reis nos próximos dias.

Matéria do Portal AM1 mostrou que o ex-secretário, assim que deixou a Semulsp, desfila pela capital amazonense com a camisa do Avante e visita obras quase finalizadas, como se ainda fosse secretário.

Leia mais: Sem função, Sabá Reis ‘desfila’ com camisa do Avante e faz visita como se fosse secretário

Filiação

O ex-deputado do PL é um dos nomes fortes do Avante. Ele assinou sua filiação em um evento grandioso organizado pelo partido no último dia 24 de março, onde reuniram-se mais de 3 mil pessoas, entre políticos e apoiadores, incluindo os dirigentes estadual e nacional: David Almeida e Luiz Tibé. Sabá Reis é especulado como possível candidato a vice-governador na chapa de Wilson Lima (União Brasil), ou a deputado estadual, sendo peça importante nas metas que o prefeito de Manaus estipulou para o partido.

Palco do Avante

Outra situação em que a CMM virou palco do Avante foi durante a cerimônia de filiação do vereador Marcelo Serafim, que era do PSB há mais de 27 anos. Ele deixou a sigla e anunciou pré-candidatura a uma vaga na Câmara dos Deputados.

O vereador é o líder da base do prefeito David Almeida na CMM. A cerimônia de filiação ao Avante ocorreu no plenário da CMM e contou com a presença de David Almeida e outros parlamentares como o Lissandro Breval, David Reis, Eduardo Assis, Rosinaldo Bual (PMN), Diego Afonso (União Brasil), Fransua (PV) e Glória Carratte (PL).

Leia mais: Marcelo Serafim abraça estratégia de poder de David Almeida e mira Câmara Federal

“Sigo firme para o AVANTE com a certeza de que construirei mais uma linda história”, disse Marcelo Serafim, na ocasião.

O ex-secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Junior, que agora comanda a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), também já foi homenageado pelos vereadores da CMM. Na ocasião, a cerimônia de homenagem paralisou um expediente inteiro de sessão plenária.

Além de gerar aglomeração, a cerimônia em plena pandemia, durou horas e contou com a presença de outros gestores e personalidades do estado, como Sabá Reis, que, ao começar a falar de Renato Júnior chegou a chorar e ficar com a voz embargada.

Leia mais: Sabá Reis deixa escapar animação de Renato Jr com verba milionária: ‘com R$ 30 milhões eu fico bonzinho’

A atual secretária municipal de Educação (Semed), Dulce Almeida, também está na lista dos que devem receber homenagem na Câmara Municipal de Manaus.

Leia mais: Vereadores decidem homenagear secretária Dulce Almeida, irmã do prefeito David Almeida

De autoria do vereador Antônio Peixoto (PTC), o projeto de decreto legislativo foi aprovado no dia 14 de março e concederá a mesma medalha que Sabá Reis receberá. Vale lembrar que este mesmo vereador também concedeu homenagem ao vice-prefeito e ex-secretário da Seminf, Marcos Rotta.