Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Coluna AM1

Biscoiteiro: Capitão Alberto Neto pega carona em ocorrência da Rocam e Amom

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta sexta-feira (5). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Biscoiteiro: Capitão Alberto Neto pega carona em ocorrência da Rocam e Amom

Caso de polícia

Após dar uma sacudida na corrida pela Prefeitura de Manaus, ao anunciar, em dezembro de 2023, que não queria ser prefeito, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) voltou a ser o “centro das atenções” neste início de janeiro. O assunto do momento é uma abordagem policial envolvendo um veículo que Amom estava e policiais da Rocam, na zona Leste, em uma região conhecida como área vermelha. O caso foi parar na delegacia.

Presa fácil

Segundo colocado nas pesquisas de intenções de voto para prefeito da capital, sem nunca ao menos ter se apresentado como pré-candidato, Amom se tornou alvo fácil de adversários políticos. O episódio com a Rocam virou um prato cheio nas mãos do bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL), que também é deputado federal e, diferente de Amom, já se apresenta como pré-candidato a prefeito.

Recuo

Estava marcada para o início da noite desta sexta-feira (5) uma coletiva de imprensa convocada por Amom Mandel para esclarecer o episódio entre ele e os policiais da Rocam. Mas o deputado voltou atrás e cancelou o convite à imprensa. O encontro ocorreria na sede da Superintendência da Polícia Federal do Amazonas, no bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus. Na ocasião, Amom prometia apresentar uma denúncia inédita contra a Segurança Pública do Amazonas. O que será que ele iria expor, hein?

Sermão da montanha

Alberto Neto correu para as suas redes sociais, nas quais divulgou um vídeo parabenizando a ação dos policiais. Ele disse ter conversado com o comandante da Rocam, que teria explicado a ele o que ocorreu. Porém, o deputado sequer falou sobre o que ocorreu. Pelo contrário, aproveitou o momento para dar o “sermão da montanha” proferindo lições de conduta e moral àquele que tem mais chances do que ele de sentar na cadeira de prefeito.

Oi, biscoiteiro

É “biscoiteiro” o termo que vocês usam para quem quer aparecer a qualquer custo? Pelo menos é esse o termo usado pelos eleitores para comentar num post do Portal AM1, no Instagram, com o vídeo do Capitão Alberto Neto criticando Amom Mandel. Um dos comentários é do deputado estadual Ednailson Rozenha (PMB), que disse respeitar a polícia, mas não concorda que político receba o famoso “baculejo” – revista feita por policiais que coloca o suspeito com os braços e pernas abertas contra uma parede. Rozenha destaca que os deputados têm direitos constitucionais e imunidade assegurada.

Eu sei o que você fez no verão passado

Falando em Alberto Neto e a disputa pela Prefeitura de Manaus, esta coluna lembra você, eleitor, que durante a campanha eleitoral de 2020, o deputado federal Alberto Neto disputava com outros 10 candidatos o cargo de chefe do Executivo municipal. E, durante uma ação de bandeiraço, ele sacou a pistola 9mm, mirou a arma para um usuário do transporte público e deu voz de prisão. Na época, o deputado alegou que o cara era um assaltante, mas até hoje nada foi provado e tampouco a polícia prendeu o homem. O episódio sempre será lembrado pela mídia e pelos eleitores, Capitão Alberto Neto. Já diziam os antigos: “aponte meus defeitos, quando os seus forem exemplos”.

Imunidade parlamentar

Você sabia que os membros do Congresso Nacional não podem ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável? É o caso do deputado federal Amom Mandel, que é membro do Congresso Nacional. Talvez isso tenha sido um dos motivos que teria fomentado a confusão entre ele e os policiais. Circulam boatos de que o deputado teria dado uma carteirada nos rocanianos, e que também teria dado voz de prisão aos agentes de segurança. Mas, por enquanto, tudo é suposição. Até o início da noite desta sexta-feira (5) não havia qualquer comunicado oficial sobre o episódio.

De olho nos votos

Lembra da lenda dos “Olhos Famintos”, em que o monstro se alimentava de pessoas a cada 23 anos? Esse ano vocês vão reencontrar muitos “vereadores famintos” por votos. A diferença é só no período de tempo que eles saem às ruas, que é de quatro em quatro anos. Nesta sexta, o Portal AM1 publicou a foto do vereador Dr. Eduardo Assis (Avante) colocando a “mão na massa”, ou melhor, no asfalto. Ficou até difícil de distingui-li dos servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). E quem aplaudiu o post foi o próprio vereador, que agradeceu a divulgação. Então, este colunista aproveita para mandar um recado: “estaremos sempre de olho, vereador. Em ano de eleição, muita coisa vem à tona”.

Ameaça

O defensor público Carlos Almeida Filho ameaça ir à instância judicial para se manter no Partido dos Trabalhadores. A medida deve ocorrer caso o presidente estadual da sigla, o deputado estadual Sinésio Campos, não recue da rejeição à filiação do ex-governador. Carlos Almeida se filiou em junho do ano passado ao Partido dos Trabalhadores, porém, enfrenta pedidos de impugnação.

Lula culpa Bolsonaro

Lula atribui a Bolsonaro a total responsabilidade dos ataques de 8 de janeiro de 2023 às instituições democráticas. Às vésperas de completar um ano do ataque em Brasília, o petista disse que o ex-presidente planejou os atos, mas não assumiu porque faltou coragem. Lula diz que Bolsonaro saiu de cena e deixou os mandantes dele para cumprir a tentativa de golpe.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI