Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cenário

Bolsonaro garantiu novo decreto a Wilson Lima: ‘é a sobrevivência do povo do Amazonas’

O governador destacou que entidades do AM já conversaram com o Ministério da Economia, para encontrar uma solução para resguardar a competitividade da ZFM

Bolsonaro garantiu novo decreto a Wilson Lima: ‘é a sobrevivência do povo do Amazonas’

Foto: Reprodução

Manaus – Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28), o governador Wilson Lima (UB) destacou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai publicar um novo decreto de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), garantindo assim a competitividade da Zona Franca e Manaus.

O governador esteve reunido nessa quarta-feira (27) com o presidente, em Brasília. No encontro, que durou cerca de 40 minutos, foi tratado a questão da redução do IPI que prejudica as empresas da ZFM. No entanto, Wilson Lima afirmou que já houve uma ação imediata para solucionar o problema.

“Ontem eu estive em uma reunião com o presidente Bolsonaro, que me garantiu que nos próximos dias será publicado o decreto, aumentando para 35% [a redução], e ficam de fora os produtos da Zona Franca de Manaus. Os 25% estão mantidos”, explicou o governador.

Leia mais: ‘Ele é enxerido’, diz Chico Preto sobre Menezes em reunião com Lima e Bolsonaro

Lima ainda reforçou que a reunião foi um apelo ao presidente, para que o Ministério da Economia e técnicos do Amazonas encontrem medidas compensatórias para suprir a redução. “Essa é uma bandeira do povo do Amazonas. Isso aqui é a sobrevivência do povo do Amazonas, é a garantia da geração de emprego e renda. É fundamental manter a competitividade”, declarou.

Foto: Divulgação

“É importante destacar a ação e todas as frentes que estão sendo construídas para dialogar e os caminhos que estão sendo construídos e pavimentados para que a gente resguarde a competitividade da Zona Franca de Manaus”, destacou.

O governador ainda afirmou que já ocorreu uma reunião com o Ministério da Economia e algumas entidades do Amazonas. Além disso, técnicos da Secretaria da Fazenda estiveram com o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, que vai analisar o pedido do Governo do Estado do Amazonas.