Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Política

Bolsonaro ironiza suspensão das prévias do PSDB: ‘é o tal do voto eletrônico’

Presidente aproveitou a falha no aplicativo de votação do PSDB para defender o voto impresso nas eleições de 2022

Bolsonaro ironiza suspensão das prévias do PSDB: ‘é o tal do voto eletrônico’

Foto: Reprodução/Youtube

BRASÍLIA, DF – Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, na manhã desta segunda-feira (22), o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) ironizou a suspensão das prévias do PSDB, após inúmeras falhas no aplicativo de votação, que impediu que diversos filiados do partido votassem no seu candidato a presidente para as eleições de 2022.

“Eu vi a confusão; mas, não vou falar disso porque não tenho nada a ver com o outro partido. Mas deu uma confusão em São Paulo ontem, né. É o tal do voto eletrônico”, disparou em tom de deboche.

Durante o bate-papo, Bolsonaro aproveitou o episódio para voltar a defender o voto impresso no pleito do próximo ano, no qual deve buscar a reeleição.

O presidente passou boa parte do ano questionando o sistema eleitoral brasileiro a ponto de gerar uma crise entre o governo federal com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ainda tentou articular a aprovação da emenda à Constituição (PEC) que obrigava o voto impresso a partir de 2022; porém, a proposta foi rejeitada em agosto pela Câmara dos Deputados.

Leia mais: Com 10,7% das intenções de voto, Moro vira maior rival de Lula e Bolsonaro

Comissão de Transferência

Já o ponto de mudança veio no mês seguinte, quando o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, criou a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e o Observatório da Transparência das Eleições (OTE) para ampliar a transparência e a segurança nas etapas de preparação e realização das eleições.

“O ministro Barroso emitiu lá uma portaria e convidou, lá, umas dez instituições. Entre elas, uma tal de Forças Armadas, para participar do sistema das eleições do ano que vem. Então, nós vamos participar da primeira fase, lá do código- fonte, até a sala secreta. Então, não vai ter problema. O ideal é o voto no papel, mas agora fica quase impossível uma fraude”, declarou o presidente aos apoiadores.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter