Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Bombeiros encerram buscas por paraquedista após um mês do acidente em Manaus

Força-tarefa percorreu mais de cem quilômetros na região onde Luiz Henrique Cardelli desapareceu, mas não encontrou o paraquedista

Bombeiros encerram buscas por paraquedista após um mês do acidente em Manaus

MANAUS – Após um mês de buscas pelo paraquedista e advogado Luiz Henrique Cardelli, de 26 anos, desaparecido desde o dia 15 de abril, o Corpo de Bombeiros do Amazonas informou que encerrou, neste domingo (15), a operação para encontrá-lo .

Luiz Cardelli desapareceu após saltar de paraquedas com um grupo 14 paraquedistas e ser levado por uma forte ventania, durante um temporal em Manaus. Dez deles conseguiram aterrissar com segurança, porém, outros quatro tiveram suas rotas alteradas, sendo que três deles caíram no rio Negro. Um deles foi resgatado por pescadores, o corpo de Ana Carolina Silva, de 23 anos, foi encontrado um dia depois do acidente, e Luiz Henrique segue desaparecido.

Leia mais: Buscas por paraquedista desaparecido completam dez dias sem resposta

Segundo o Comandante-Geral da corporação, Orleilson Ximenes Muniz, um efetivo com cem profissionais entre: bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Exército Brasileiro, Marinha e Aeronáutica trabalharam intensamente, em busca do paraquedista. Além desses, populares e a própria família do paraquedista auxilou nas buscas, sem êxito.

“Fizemos uma varredura em mais de seiscentos quilômetros quadrados em linha reta a Manaus, chegamos a uma extensão de cem quilômetros rio abaixo. Então foi uma foi uma área muito extensa de busca. No dia quinze, nós desmobilizamos o gabinete de crise e passamos a atuar apenas com o Corpo de Bombeiro com seus equipamentos e seus homens”, explicou o comandante.

Leia mais: Família dobra oferta para quem encontrar paraquedista e paga R$ 20 mil: ‘ele está vivo’

Conforme Muniz, durante as buscas ao paraquedista, outros oito corpos foram encontrados. Ele destacou que a decisão para o encerramento das buscas foi tomada com base em conversas com médicos legistas. “Nós estamos encerrando essa ocorrência, contudo, qualquer indício, qualquer possibilidade, qualquer informação que possa nos ajudar, obviamente nós dedicaremos todos os recursos”, informou, reiterando que seguem atentos a qualquer possibilidade de ainda encontrar Luiz Henrique Cardelli.

As buscas se concentraram na região do Distrito de Cacau Pirêra (a 27 quilômetros de Manaus), onde o paraquedas de Cardelli foi encontrado. Mais de 100 militares trabalharam na operação. A Polícia Civil informou que as investigações do caso seguem em andamento.

Leia mais: Confederação Brasileira suspende saltos de paraquedas em Manaus após acidente

Relembre o caso

No dia 15 de abril, 14 paraquedistas saltaram de uma aeronave em Manaus, 10 conseguiram pousar, mas quatro tiveram a rota de pouso desviada por um forte temporal.

Dois homens foram localizados e socorridos com vida em bairros da zona oeste da capital, no mesmo dia. Equipes de buscas conseguiram localizar o corpo da paraquedista Ana Caroline Silva tinha, 27 anos, no dia 16. Luiz Henrique Cardelli foi o único paraquedista não encontrado.