Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Caso Flávio: Justiça volta a cancelar audiência que envolve Alejandro Valeiko

TJAM argumenta que o adiamento ocorre para analisar todos os pedidos das partes, evitando assim a nulidade processual

Caso Flávio: Justiça volta a cancelar audiência que envolve Alejandro Valeiko

Às vésperas do início da audiência de instrução do processo que investiga o assassinato do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos, o juiz George Hamilton Lins Barroso, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Manaus, cancelou a sessão remarcada para esta terça-feira (15).

Em seu despacho, o magistrado alega “haver pendências a serem sanadas” para o adiamento da audiência do processo, que tem, entre os réus, os enteados do prefeito Arthur Neto: Alejandro Valeiko e Paola Valeiko.

Já uma nota divulgada à imprensa, pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), afirma que o “adiamento tem a finalidade de garantir a ampla defesa dos acusados e com o objetivo de analisar todos os pedidos das partes, inclusive ofícios recebidos para manifestação do Juízo, evitando, assim, a nulidade processual e demora na tramitação da Ação Penal.”

O início da fase de audiência do ‘Caso Flávio’ estava marcado pela 1.ª Vara do Tribunal do Júri para 25 e 26 de novembro, porém, foi remarcado para esta terça (15), após o mesmo juiz considerar necessário alterar as datas para que a defesa tivesse acesso às mídias que se encontravam em poder do Ministério Público Estadual (MPE).

Leia mais: Juiz atrasa em 21 dias início de audiência do ‘Caso Flávio’

Com o cancelamento da sessão desta terça, uma nova data ainda será definida pela Justiça.

Declínio

Antes mesmo de ganhar uma “suposta” data na Justiça do Estado, o processo que trata da morte do engenheiro teve dificuldades de encontrar um juiz para julgar o caso. Isso porque vários magistrados do TJAM se declinaram, sob alegação de serem “suspeitos” para atuar no julgamento.

Leia mais: Caso Flávio: após um ano, TJAM consegue juiz para processo que envolve Alejandro Valeiko

Relembre o caso 

O assassinato de Flávio Rodrigues ocorreu no dia 29 de setembro de 2019, após uma festa na casa de Alejandro, filho da primeira-dama Eizabeth Valeiko – esposa do prefeito. O corpo do engenheiro foi encontrado no dia seguinte, no bairro Tarumã, na zona Oeste da capital.

Leia mais: Caso Flávio: engenheiro foi morto no local onde cadáver foi encontrado, aponta laudo