Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Chalub nega pedido de urgência e deixa recurso de Pauderney na espera

Desembargador justificou que tema não deve ser tratado durante plantão do Judiciário pela ausência de urgência.

Chalub nega pedido de urgência e deixa recurso de Pauderney na espera

(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O desembargador Domingos Chalub remeteu, nessa quinta-feira (18), para uma das Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) o recurso do ex-deputado federal Pauderney Avelino que pedia a anulação da decisão do TJAM, da última quarta-feira (17), que o retirou do comando da regional do União Brasil (UB).

A decisão anulou a convenção partidária do comitê estadual da sigla no Amazonas realizada em abril deste ano.

O pedido de urgência sequer foi analisado pelo desembargador, ao justificar que o tema não deve ser tratado durante plantão do Judiciário pela ausência de urgência. 

Chalub disse que a “alegada impossibilidade de pagamento de funcionários do partido”, que consta no recurso de Pauderney, carece de comprovação. O magistrado também afirmou não ter sido convencido de que o União Brasil esteja “sem comando diretivo”.

O recurso é referente à decisão cautelar da 5ª Vara Cível e Acidentes de Trânsito de Manaus, que suspendeu os efeitos da convenção do diretório estadual do UB realizada por ele no dia 30 de abril.

A ação foi apresentada pela bancada do União na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e na Câmara dos Deputados e também pelo secretário de governo do Estado, Sérgio Litaiff Filho.

O juiz José Renier Guimarães considerou haver indícios suficientes de que a convenção ocorreu sem a devida publicidade e participação mínima dos membros. 

Além de perder o comando do União Brasil no Amazonas, Pauderney foi exonerado da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), conforme publicado na edição dessa quinta, no Diário Oficial do Estado do Amazonas.

O União Brasil é resultado da fusão entre DEM e do PSL aprovada em fevereiro de 2022. Na época, Pauderney Avelino, que comandava o DEM, ficou com a presidente estadual do UB.

LEIA MAIS: