Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cidades

Ciclofaixa da Ponta Negra será desativada

Ciclofaixa na Ponta Negra será desativada após pedido do Ministério Público do Amazonas; prefeitura deverá apresentar projeto para nova obra, em até 60 dias

Ciclofaixa da Ponta Negra será desativada

Foto: Divulgação

Manaus/AM – A capital amazonense não possui ciclofaixas e ciclovias suficientes para atender aos ciclistas que se arriscam ao transitar em meio a carros, motos e caminhões. E agora vão perder uma das poucas opções que tinham: a pista exclusiva para o público na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste de Manaus, em razão de irregularidades na ciclofaixa.

O pedido à Prefeitura de Manaus foi feito pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), nesta semana. Com isso, a estrada da Ponta Negra, como a via é conhecida, voltará às suas medidas originais.

A ciclofaixa faixa foi inaugurada em 2020, ainda na gestão do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) e desde esse período o MP-AM já recebia informações de problemas e irregularidades na pista. Após inspeção no local, segundo o MP, foram constatados problemas de estreitamento nas faixas de veículos.

Leia mais: Em Manaus, David Almeida ‘esquece’ ciclovias e grafismos começam a sumir

Semanas atrás, o Portal Amazonas1 mostrou que enquanto o prefeito David Almeida (Avante) se empenha para colorir as principais calçadas da cidade, as ciclovias e ciclofaixas estão abandonadas, sem sinalização, sem faixas, com buracos e obstáculos.

De acordo com dados do site CicloMapas, em Manaus, só existem 19 quilômetros de vias para ciclistas, sendo 9 quilômetros de ciclovias e 10 de ciclofaixas.

Acidentes envolvendo ciclistas em áreas que não possuem ciclofaixas não são raridade em Manaus. Em julho, o ciclista Saulo Alves Ferreira, de 33 anos, foi atropelado por um ônibus do transporte público, na avenida Brasil, zona Oeste de Manaus.

Leia mais: Expresso Coroado ignora pedido de ajuda para ciclista atropelado em Manaus, diz família

Depois do acidente, ele passou quase 20 dias internado, mas acabou morrendo. No trecho em que Saulo andava com sua bicicleta, não havia ciclofaixa, nem mesmo calçada. Um vídeo da hora do acidente mostra que ele disputava a via com ônibus e carros estacionados ao lado direito da rua.

TAC

O Ministério Público, além de pedir a desativação da ciclofaixa na Ponta Negra, também firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que prevê a construção de uma ciclovia no outro lado da pista, com mão e contramão. A prefeitura deve enviar um projeto da obra em até 60 dias.

A ciclovia vai se estender da Praia da Ponta Negra até as proximidades do Ministério Internacional da Restauração (MIR).

Segundo informado pela prefeitura ao MP-AM, algumas desapropriações podem ser realizadas, mas grande parte do trajeto encontra-se em área pertencente ao poder público. Há ainda negociações com o Exército Brasileiro para a utilização do espaço que faz parte da área militar.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.