Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

CMM pressiona para que Prefeitura multe Águas de Manaus

A falta de água começou no dia 21 de julho e, segundo a denúncia, permanece até esta quarta-feira (2).

CMM pressiona para que Prefeitura multe Águas de Manaus

Falta de água (Foto: Del Lima/Portal AM1)

Manaus (AM) – Na última semana do mês de julho, mais de 70 bairros de Manaus ficaram sem o abastecimento de água devido à manutenção no sistema. Após o prazo de 48 horas dado pela concessionária Águas de Manaus, para resolver o problema, moradores denunciaram que a falta de água permanece.

Com isso, nessa terça-feira (1º), o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e cobrou que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) aplique multa na concessionária.

De acordo com o parlamentar, pelo menos 10 bairros continuavam sem água até ontem e que a falta desta continua causando prejuízos aos moradores, uma vez que a concessionária oferece um serviço precário à população. E, nesta quarta-feira, ainda há relatos da falta d’água na cidade.

“O problema se prolonga até hoje. A Ageman notificou a Águas de Manaus cobrando esclarecimentos sobre a suspensão do serviço. A concessionária precisa ser punida, a Águas de Manaus não pode continuar oferecendo um serviço precário e prejudicando a população”, destacou o vereador.

Rodrigo Guedes também ingressou com uma representação no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e na Defensoria Pública para que seja realizada uma ação civil pública contra a concessionária.

Procurada, a Águas de Manaus não se posicionou sobre o caso.

Devido à falta de água, em alguns bairros da capital, vendedores se aproveitaram da situação para cobrar pelo menos R$ 12 por garrafões de 20L, o que é considerado preço abusivo pelo Procon.

Sem o fornecimento, os moradores faziam filas quilométricas nos postos de abastecimento – que servem para que moradores possam pegar água gratuitamente. Porém, alguns desses postos também estava sem água, como aconteceu no posto de abastecimento de água da comunidade da União, no Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul.

Veja os documentos enviados ao Ministério Público e à Defensoria Pública do Estado:

REPRESENTAÇÃO DO VEREADOR RODRIGO GUEDES CONTRA A ÁGUA DE MANAUS, AGOSTO DE 2023 (1)

REPRESENTAÇÃO DO VEREADOR RODRIGO GUEDES CONTRA A ÁGUA DE MANAUS, AGOSTO DE 2023 (2)