Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Com alta rejeição, prefeita de Beruri não tem força para lançar candidato

Dona Maria foi reeleita em 2020 e não pode concorrer em 2024. Sendo assim, ela tenta lançar Wulpicilander Lima (MDB) como seu sucessor.

Com alta rejeição, prefeita de Beruri não tem força para lançar candidato

Prefeita Dona Maria (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Beruri (AM) – A prefeita de Beruri (a 179 quilômetros de Manaus), Maria Lucir dos Santos (MDB), conhecida como Dona Maria, já está em seu último mandato na gestão do município e conta com uma alta desaprovação por parte da população, com 60%. O número dificulta que a chefe do Executivo municipal mantenha seu legado político no local, já que seu vice-prefeito não possui força no pleito de 2024.

O levantamento foi feito pela Pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião, divulgados na última quinta-feira (20). 200 eleitores foram ouvidos.

Entre os chefes do Executivo, dona Maria foi a pior avaliada pelos berurienses. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 73,7% de aprovação e o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), foi o mais bem aprovado pelos populares do local, com 82,7%.

(Foto: Divulgação / Perspectiva)

 

Últimas eleições municipais em Beruri

Maria Lucir foi estreante na política nas eleições de 2016 e ganhou com vantagem do seu adversário da época, Demis (PSD), com 65,32% dos votos. Já nas eleições de 2020, quando foi reeleita, já houve uma queda da sua força, pois venceu com 39,74% dos votos.

Nas eleições 2020, ficaram em segundo lugar João Amaro (Republicanos) com 23,91% e em terceiro ficou Manoel Sidô (DEM), com 15,85%. Sidô era vice-prefeito de Dona Maria durante seu primeiro mandato, mas decidiu sair do cargo para concorrer à prefeitura.

O seu atual vice-prefeito, Wulpicilander Lima (MDB), mais conhecido como “Landinho”, é o candidato lançado por Dona Maria para as eleições de 2024, porém, ele está em terceira posição na pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião.

Eleições 2024

O primeiro colocado para o pleito em 2024 é Emerson Melo (Podemos), que foi candidato a vice na chapa de Demis (PSD) em 2020. Emerson lidera com vantagem, com 54,5% e sai na frente dos aliados de Dona Maria.

A segunda colocada é a vereadora Dona Elis (Avante), que, em 2020, foi eleita em coligação de Dona Maria. Em terceiro, aparece o vice-prefeito Landinho (MDB) com 9,8% da preferência, seguido do ex-candidato e empresário João Amaro (Republicanos), com 9,5%. O último colocado é Zé Raimundo, com 0,6%.

(Foto: Divulgação / Perspectiva)

Ações contra a prefeita

Em setembro de 2021, uma ação ingressada na Justiça Estadual, pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), pediu a condenação da Dona Maria por improbidade administrativa. Segundo o documento, a gestora contratou servidores temporários de forma irregular.

Em 2020, a Prefeitura de Beruri teria contratado 12 servidores temporários sem concurso público. Neste período em que houve a contratação, tal feito estava vedado pela legislação eleitoral, infringindo a Lei Federal nº 8.745/93.

Na ação, o MP pediu a condenação da prefeita Maria Lucir Santos de Oliveira à perda da função pública, ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa civil.

Na época, a prefeitura alegou que as contratações se deram em razão da falta de profissionais, sendo de extrema importância que todo o quadro estivesse devidamente preenchido, a fim de não causar prejuízo à população do município.

Os 12 servidores já foram exonerados dos seus cargos e a prefeita manteve o seu.