Manaus, 2 de junho de 2024
×
Manaus, 2 de junho de 2024

Destaques

Desempregados relatam a dificuldade para voltar ao mercado de trabalho

Como andarilhos, ex-funcionários do pólo industrial de Manaus procuram por emprego pelas ruas do distrito Industrial, sob sol e chuva

Desempregados relatam a dificuldade para voltar ao mercado de trabalho

É comum nas ruas do distrito Industrial encontrar pessoas buscando uma vaga de emprego (Fotos: Carlos Bolivar - AM1)

Uma cena que tornou-se comum nas ruas do Distrito Industrial: grupos de pessoas entregando currículos nas portarias das fábricas. São homens, mulheres, profissionais mais jovens e outros experientes do setor industriário distribuindo o documento na esperança de conseguir um emprego.

Marcos José, 36, trabalhava em uma empresa de veículos no próprio distrito, chegou a ser promovido e quando atuava na função de controle de qualidade foi demitido, por conta de uma redução no quadro de funcionários. Hoje, ele está desempregado há dois anos e toda semana distribui currículos. “Fiz o teste em uma empresa e agora estou aguardando, mas hoje em dia mudou o processo. Antes a gente fazia o teste e já ficava para entrevista, para fazer os exames e tudo, agora é por etapa”, disse Marcos José, que estava acompanhado de mais cinco colegas que também distribuíam currículo.

Suelem Bastos, 28, tem uma história semelhante a de Marcos. Ela trabalhou por quase quatro anos em uma fábrica, entrou como auxiliar de produção, em seguida foi montadora e chegou ao cargo de serigrafista (impressão de imagens em diversas superfícies). Ela informou que as empresas estão estipulando limite de idade e até mesmo de altura e acredita que a falta de oportunidade de trabalho pode resultar em criminalidade.

“Para você entrar agora nas fábricas tem limite de idade, por exemplo, mulher é até 33 anos, a partir daí não ‘pegam’ e agora. Como é que vai ser se até uma idade a gente não conseguir mais trabalho? É por isso que tem muitas coisas que fazem errado por aí porque não querem pegar as pessoas para trabalhar”, disse Suelem Bastos. Ela tem duas filhas e hoje mora na casa da mãe que é a responsável por custear as despesas da casa.

As informações desencontradas também são um problema enfrentado por quem está a procura de emprego. “Hoje nós fomos lá no centro entregar no RH e a moça falou que nós teríamos que vim em uma outra empresa aqui (no distrito industrial) para poder ser chamado para o RH, quando chegamos aqui, com pouco dinheiro, sem ônibus, sem alimentação, e chego aqui disseram que não estavam pegando o currículo. Ficou complicado”, desabafa Ingride Oliveira, desempregada, que já está há dois anos em busca de uma oportunidade de emprego.

Sine

O Sine Manaus indicou as ofertas de emprego essa semana, inclusive uma no setor industriário. As exigências dos empregos ofertados essa semana são na maioria o ensino médio completo, como as vagas para motorista carreteiro, cozinheiro,  auxiliar de serviços gerais na área hospitalar, consultor de vendas e mais.