Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Congresso discute reforma, enquanto bancada do AM planeja erguer pontes no Estado

Bancada e prefeitos não definiram plano de ação, ou a elaboração de atos concretos que garantisse as obras das pontes e destinação de recursos

Congresso discute reforma, enquanto bancada do AM planeja erguer pontes no Estado

Prefeitos e bancada do AM não definiram nenhum cronograma para obras (Foto: Rede social/Reprodução)

Em meio às discussões sobre a reforma tributária no Congresso, com a possibilidade de a Zona Franca de Manaus (ZFM) levar um golpe de morte com a alteração dos incentivos tributários, a bancada federal amazonense deu de ombros para as discussões e resolveu se reunir com prefeitos para discutir duas obras de pontes no interior do Amazonas. 

A reunião foi realizada no final da tarde de terça-feira (8), coordenada pelo ex-governador do Amazonas, senador Omar Aziz (PSD), com a presença dos deputados federais Capitão Alberto Neto (PL-AM); Fausto Júnior (União-AM); Saullo Viana (União-AM); Silas Câmara (Republicanos) e Sidney Leite (PSD-AM), dos senadores Plínio Valério (PSDB-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM).

Bancada do AM se reúne com prefeitos para discutir construção de pontes (Foto: Rede social/Reprodução)

“As duas pontes da BR-319 serão reconstruídas pelo Dnit. Estamos em época de chuva, o rio está enchendo e a gente espera que isso seja resolvido o mais rápido possível. Já a BR-174, ali naquele trecho dos Waimiri-Atroari, a gente pegou várias fotos, e está melhorando bastante”, disse o senador Omar Aziz em publicação nas redes sociais.

“Desde o ano passado, a queda de duas pontes na BR-319 está prejudicando os municípios ligados por essa estrada. Hoje, nos reunimos com os prefeitos de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Nova Olinda do Norte para buscar soluções rápidas para esse problema e para as intervenções necessárias na BR-174, que sofre com falta de infraestrutura em vários trechos”, disse o deputado Saullo Viana, em publicação nas redes sociais, mesmo sem a participação de engenheiros ou técnicos na reunião. 

Participaram da reunião, entre outros, os prefeitos de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa; de Autazes, Andreson Cavalcante; de Careiro da Várzea, Pedro Guedes; de Careiro Castanho, Nathan Macena; de Manaquiri, Jair Souto, e de Nova Olinda do Norte, Jesus Evaristo.  

Prefeito Anderson Souza se reúne com bancada do AM (Foto: Rede social/Reprodução)

“Participei de uma reunião com a bancada federal, liderada pelo senador Omar Aziz, para solicitar que eles ‘cobram’ (sic) o ministro dos transportes, Renan Filho, para construir as duas pontes da BR 319, melhorar a BR 174 e finalizei pedindo, em nome dos prefeitos do Amazonas, R$ 50 milhões para ajudar a manter a saúde de todos os municípios do interior”, disse o prefeito de Rio Preto da Eva e presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Anderson Sousa, em publicação nas redes sociais após a reunião.

Post de Anderson Souza (Foto: Reprodução)

Não estavam presentes na reunião os deputados federais Amom Mandel (Cidadania-AM), Adail Filho (Republicanos-A) e Átila Lins (PSD-AM).

Nas redes sociais, Amom informou que está, a convite do Ministério da Defesa, em uma comitiva em uma missão para entender a atuação das Forças Armadas nas regiões de fronteira da Amazônia. Já Adail Filho estava na Câmara dos Deputados em outras reuniões, conforme vídeo publicado em suas redes sociais. Não há informação sobre a não participação do deputado Átila Lins na reunião e/ou sobre sua agenda na terça-feira. 

A peregrinação dos prefeitos do interior do Amazonas a Brasília, em reuniões nos ministérios e demais órgãos do governo federal e com os parlamentares federais para pedir, em geral, recursos e apoio às demandas do interior é algo normal no dia a dia das Casas do Congresso Nacional, mas que não apresenta resultado prático para o Estado em comparação com os esforços para defesa da ZFM de Manaus.

Ao final da reunião, não ficou definido um plano de ação, um cronograma de atividades e/ou a elaboração de atos concretos que garantisse as obras das pontes e/ou a destinação de recursos aos municípios.

LEIA MAIS: