Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Contrariando Melo, Henrique Oliveira ganha mais 9 segundos de propaganda eleitoral do PROS

O candidato ao governo estadual saiu de 27 segundos para 36 segundos de exibição, em cada bloco de 10 minutos.

Contrariando Melo, Henrique Oliveira ganha mais 9 segundos de propaganda eleitoral do PROS

(Foto: Secom/Divulgação)

MANAUS – Após disputa interna, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) firmou coligação com o Podemos no Amazonas, e somou tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV para Henrique Oliveira (Podemos). A redistribuição do tempo foi feita nesta quarta-feira (24), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Leia mais:TRE-AM redistribui o tempo da propaganda eleitoral gratuita e PROS ganha espaço

A união entre os partidos contraria o ex-governador José Melo (PROS), que já havia firmado apoio à candidatura de Amazonino Mendes (Cidadania) ao governo do Amazonas. Melo chegou a participar de eventos ao lado de Amazonino e demonstrar que estava alinhado com o ex-governador.

O PROS havia ficado fora da distribuição do tempo no último dia 18 porque estava sub judice, mas após regularização, a sigla ganhou espaço para anunciar seus candidatos no rádio e na TV, e somou alguns segundos para propaganda de Henrique Oliveira. O candidato ao governo saiu de 27 para 36 segundos de exibição em cada bloco de 10 minutos.

Leia mais: TRE-AM realiza sorteio da propaganda eleitoral; veja o tempo e a ordem de exibição

(Foto: Reprodução/TSE)

Como o tempo foi deteminado de acordo com o tamanho da bancada federal de cada legenda, o PROS ficou com um dos menores espaços de propaganda eleitoral gratuita. A sigla possui apenas quatro deputados federais.

Já nos blocos de propaganda para deputado estadual, o PROS terá 14 segundos, e para deputado federal, serão 15 segundos.

Perdas

Melo também teve sua candidatura a deputado estadual impugnada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Ele ainda é considerado inelegível, após ter sido cassado, em 2014, por compra de votos. O registro aguarda julgamento.

Leia mais: Pros desfaz aliança com Amazonino e apoiará Henrique Oliveira para o governo do AM

O ex-governador também apoiava Osvaldo Cardoso Neto como presidente estadual do partido, mas Osvaldo perdeu o comando da sigla para  Edward Malta. Malta, por sua vez, tem o apoio do presidente nacional Eurípedes Júnior, que disputa o comando do PROS com Marcus Holanda. Pela última decisão judicial válida, o comando da legenda é de Eurípedes.