Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Notícias

‘CPI dos Combustíveis’ só depois do Carnaval

Requerimento foi protocolizado na última quarta (27), mas só deverá tramitar depois do feriadão de Carnaval

‘CPI dos Combustíveis’ só depois do Carnaval

O requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende investigar a atuação em cartel dos postos de combustíveis do Amazonas está parado há dois dias no protocolo da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALE-AM) e somente será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) após o feriadão prolongado de Carnaval dos deputados que começou nesta quinta (28) e só termina no dia 11 de março.

Leia Mais: Com deputado condenado por cartel, ALE quer CPI dos Combustíveis

Felipe Souza (direita) deve ser membro da CPI (ALE-AM)

Procurado pela reportagem o presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), disse que já tem conhecimento do protocolo do requerimento e “que hoje mesmo vai ser despachado”. Na sexta-feira haverá funcionamento normal do administrativo da Assembleia.

Leia mais: Josué decidirá pela abertura ou não da CPI dos Combustíveis na ALE

Para o autor do requerimento, Álvaro Campelo (PP), “forças ocultas estão atuando na Assembleia no sentido de barrar a tramitação do pedido. E somando ao feriado, creio que na semana que vem começamos a pensar nos membros que irão compor a CPI”, comentou o autor do requerimento deputado Álvaro Campelo (PP).

ADMISSIBILIDADE

Com a ausência do deputado Delegado Péricles (PSL) para tratamento de saúde, caberá ao deputado Belarmino Lins (PP) acolher o requerimento na CCJR para emitir parecer de admissibilidade. Belão já adiantou no início da semana que não vê qualquer impedimento para a tramitação. “Se houver qualquer impedimento será na procuradoria”, disse.

Leia Mais:“O assunto é explorado há 20 anos politicamente”, diz Abdala sobre CPI

O Regimento Interno da Assembleia não estabelece critérios claros de escolha dos membros da CPI, no entanto, nas últimas comissões a escolha da presidência e dos membros foi dada aos oito deputados que assinam o pedido original.

No caso específico a composição poderá manter os nomes de Álvara Campelo, Wilker Barreto, Dermilson Chagas, Roberto Cidade, Felipe Souza, Joana Darc, Serafim Corrêa e João Luiz.