Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Da bancada do AM, apenas Pablo e Alberto Neto votam contra manter prisão de Daniel Silveira

Atila Lins (PP), Bosco Saraiva (SD), José Ricardo (PT), Sidney Leite (PSD), Silas Câmara (PRB) e Marcelo Ramos (PL) votaram a favor

Da bancada do AM, apenas Pablo e Alberto Neto votam contra manter prisão de Daniel Silveira

Foto: reprodução

Seis dos oito deputados federais que compõem a bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados, votaram pela manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Apenas os parlamentares Capitão Alberto Neto (Republicanos) e Delegado Pablo (PSL) votaram contra.

Alberto Neto e Pablo já tinham criticado a prisão do colega bolsonarista, na noite da última terça-feira (16) por fazer ameaças a ministros do STF e ao Estado Democrático de Direito em vídeos nas redes sociais.

Leia mais: Parlamentares do AM dizem que prisão do deputado Daniel Silveira é arbitrária

Na sessão, Atila Lins (PP), Bosco Saraiva (SD), José Ricardo (PT), Sidney Leite (PSD), Silas Câmara (PRB) se manifestaram a favor da permanência da prisão de Silveira. O vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Ramos (PL) também votou a favor.

No Twitter, alguns parlamentares repercutiram a votação. Entre eles, o petista José Ricardo que comemorou a decisão e defendeu, ainda, “a cassação do mandato do deputado extremista.”

Sidney Leite também comentou seu voto favorável a manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira. “Sua fala coberta de ameaças diretas contra ministros do Supremo e contra a Democracia e os princípios básicos da Democracia merece ser punida.”, justificou em seu perfil oficial.

Em contrapartida, os deputados que foram contra a ação do STF criticaram a decisão sob argumento do direto a liberdade de expressão. “A democracia brasileira acaba de ser gravemente ferida!”, disse Alberto Neto.

“O respeito às instituições deve ser sempre mantido, igualmente a liberdade de manifestações de opinião. Por isso, sou contra a prisão e a favor da liberdade de expressão”, comentou Pablo.

Leia mais: Câmara decide manter na prisão o deputado Daniel Silveira

Em sessão semipresencial no plenário da Câmara na noite desta sexta-feira (19), 364 deputados foram a favor da manutenção da prisão, 130 foram contra e 3 se abstiveram.

Com a decisão, Silveira poderá ser alvo de processo no Conselho de Ética da Câmara que pode levar à cassação de seu mandato. Ele ainda deverá ter de responder a uma ação no PSL que pode expulsá-lo do partido.