Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

David lidera nova pesquisa eleitoral e bolsonaristas podem decidir a disputa

A desistência de Amom deve ‘embaralhar’ o jogo político, uma vez que os votos dele deverão ser direcionados para outro candidato.

David lidera nova pesquisa eleitoral e bolsonaristas podem decidir a disputa

(Foto: Antonio Pereira / Semcom)

Manaus (AM) – Uma nova pesquisa sobre as eleições 2024, ano em que os eleitores da capital amazonense voltarão às urnas para escolher o novo prefeito pelos próximos quatro anos foi divulgada no último dia 29, e, mais uma vez coloca o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) na frente da disputa com 30,3% na modalidade ‘estimulada’.

Já na espontânea’, em que os pesquisadores não dão sugestões de nomes dos pretensos candidatos, o gestor municipal aparece com 15,2%. A pesquisa é da ‘Perspectiva Opinião e Mercado’ , tem 95% de grau de confiança e uma margem de erro de 3,1%.

O segundo colocado na pesquisa é o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) que era cotado como um dos pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, mas o jovem político divulgou um vídeo em suas redes sociais na noite do último sábado (29) afirmando que não quer ser candidato e não é candidato ao cargo de chefe do Executivo municipal.

A desistência do deputado federal deve ‘embaralhar’ o jogo político, uma vez que os votos de Amom deverão ser direcionados para outro candidato, como o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil) ou para o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e até para o ex-candidato ao Senado Federal, Coronel Menezes, que ainda está no PL, após conseguir na Justiça uma liminar para permanecer na silga, mas deve seguir para outra legenda até o próximo ano.

Detalhes

Um dos dados que a pesquisa mostra é que se ocorresse novamente uma eleição para presidente entre o atual mandatário do país, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 47,4% dos eleitores afirmaram que votariam no candidato da direita e 23% disseram que votariam no petista. O número é referente a modalidade de resposta única e estimulada.

Outro número que chama a atenção é o que mostra que 17,5% de eleitores manauaras votariam em um candidato que fosse apoiado por Bolsonaro, o que pode revelar uma grande influência de poder de decisão na disputa.

A pesquisa também mostra que 30,6% dos entrevistados disseram não ser uma posição definitiva a resposta deles aos pesquisadores. O percentual considera ainda os que votariam nulo, branco e os indecisos, ou seja, mais de 30% poderão mudar o voto até o dia da disputa em 2024.

Para a maioria dos que foram ouvidos na atual pesquisa, é essencial que o futuro prefeito da capital amazonense tenha ‘sensibilidade social e senso de justiça’. Em seguida, ‘tomada de decisões e flexibilidade’ e em terceira posição ‘visão de longo prazo’.

Um total de 30,1% dos entrevistados também respondeu que o futuro da cidade depende do gestor municipal.

Por último, a pesquisa mostra que somente 14,7% dessas pessoas estão ‘muito otimistas’ em relação ao novo ano que se aproxima e 30,9% está otimista apenas de forma ‘moderada’.

Opinião da população

O Portal AM1 foi às ruas para ouvir a opinião das pessoas sobre a atual pesquisa, questionar em quem eles votariam e quais eram os maiores problemas de Manaus nos dias atuais.

Na opinião do professor Rodrigo Martins, o prefeito David tem feito um bom trabalho na cidade e para ele, os números da pesquisa representam o atual cenário político da capital amazonense.

“O prefeito e o Amom são duas pessoas que estão aí despontando, o prefeito vem fazendo um bom trabalho na cidade. Eu votaria nele, a gente vê as feiras, as escolas reformadas, sou professor, trabalho numa escola que foi recém reformada, tem uma cozinha boa, tem uma estrutura boa, espaço adequado para as aulas. Então, como alguém que é da área da educação, percebo um bom investimento na educação, então votaria nele novamente”, disse.

Rodrigo disse que a cidade precisa de um investimento maior em saneamento básico e pontuou que isso é um problema enfrentado por todo o Brasil. “Não acredito que mudando a pessoa isso vai mudar, porque é um problema nacional e não algo específico somente de Manaus. Acredito que o quê pode ser feito está sendo feito”, afirmou.

O feirante Ademar Xavier tem a mesma opinião. “O David está fazendo uma boa administração, coisas boas, está melhorando Manaus, não está 100%, mas eu creio que vai melhorar mais. O que mais precisa melhorar é a saúde, que ainda está meio precária, mas creio que se chegar em uns 60% está bom demais”, declarou.

A reportagem entrevistou também Marlúcia Oliveira, empresária do ramo de hotelaria e hospedagem.

Para a empresária, o atual prefeito está “deixando a desejar”. Ela destacou que o prefeito vem se esforçando para asfaltar as ruas, mas disse que é preciso melhorar a situação da saúde, educação, dentre outros serviços.

O autônomo, Manoel Batista afirmou que para ele, David não está sendo um bom prefeito. “Não votaria em nenhum desses (David e Amom). O saneamento básico e a saúde estão precários”, pontuou.

Já o motorista Marcelo Souza disse ao Portal AM1 que ainda não tem candidato e disse que irá pensar nisso mais perto do processo eleitoral.

Para ele o saneamento básico precisa de investimentos, melhorias, assim como a urbanização da cidade. “Eu vejo um gasto exagerado com eventos para o réveillon, na Ponta Negra, na zona Leste, não sei mais aonde. Temos necessidades maiores na nossa cidade”, concluiu.

LEIA MAIS:

‘Falta de planejamento”: Cidade critica David por prejuízos deixados pela chuva em Manaus

David diz que está pronto para ataques cibernéticos nas eleições de 2024

Roberto Cidade diz estar ‘maduro’ o suficiente para enfrentar David em 2024