Manaus, 25 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 25 de fevereiro de 2024

Coluna AM1

David rasga seda para Braga e diz que senador o inspirou a entrar para a política

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta segunda-feira (27). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

David rasga seda para Braga e diz que senador o inspirou a entrar para a política

Espelho, espelho meu

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), escancarou de vez o seu lado nessa incansável batalha pela reeleição e expôs, nesta segunda-feira (27), sua preferência por seguir com o senador Eduardo Braga (MDB) em vez de buscar o apoio do governador Wilson Lima (UB). Hoje, o prefeito fez questão de dizer que Braga serviu de inspiração para que ele ingressasse na política.

Lembranças

“Uma certa vez, o Eduardo me identificou como liderança política, e naquele dia, em 2000, virou a chave na minha vida. Hoje, estou aqui para agradecer a importância que o senhor teve na minha vida”, destacou o prefeito de Manaus durante a cerimônia de lançamento do programa “Morar Melhor”.

Alinhados

Ao ouvir a declaração de David, Eduardo Braga não escondeu a satisfação de ser o motivo da decisão dos 23 anos de carreira política do prefeito e até compartilhou um vídeo sobre o evento desta segunda-feira em suas redes sociais, o qual legendou com as palavras do prefeito.

Virou casaca

Mas não é só o prefeito de Manaus que está na cola de Braga. Quem também tá aproveitando para pegar uma carona na imagem do emedebista é Sabá Reis – o atual secretário municipal de limpeza pública – que fez questão de postar uma foto de rostinho colado com o senador. Vai ver, Sabá guarda mágoas por não ter sido escolhido vice de Wilson Lima (UB) e, agora, busca uma aproximação com o principal opositor do governador. Curioso é que Sabá também tem o mesmo registro fotográfico, porém, com Wilson Lima durante a pré-campanha de 2022, na qual ele foi preterido do cargo de vice-governador.

A aproximação

Braga vem sendo cortejado por David e sua base, pois é uma importante ponte entre a Prefeitura e o governo federal. Afinal, David não quer cometer os mesmos erros do início da sua gestão, quando insistiu em dar flores a Bolsonaro e, em troca, recebeu apenas pedras. Agora, Almeida quer poder contar com o apoio federal para executar seus planos, afinal, se depender da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Executivo não terá empréstimos tão cedo.

Não dormiu no ponto

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania), enquanto assiste à briga acirrada entre David e Roberto Cidade (UB), não dormiu no ponto. Pelo contrário, também se movimentou nos bastidores da política em busca de apoio para fortalecer sua possível candidatura a prefeito de Manaus. Embora Amom não tenha se pronunciado sobre essas conversas com outros políticos, Plínio Valério – presidente estadual do PSDB – disse que foi procurado pelo deputado federal.

Eu te abençoo

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, no Senado Federal, disse que Amom pediu o apoio com a bênção de Plínio e do PSDB para concorrer ao pleito. O senador disse que topou apoiar o nome de Amom para prefeito e já sinalizou até participar das articulações políticas em nome da federação (PSDB e Cidadania).

Trajeto limpo

Com o aval de Plínio, Amom fica mais confortável em navegar em seu barco rumo à Prefeitura, isso porque Plínio demonstra não ter interesse em disputar o cargo e nem tão pouco deve apoiar Armando Mendes, filho de Amazonino, como um candidato à vaga.

Deixem que briguem

Enquanto uns brigam por apoio e poder, outros se articulam para garantir uma base aliada. Assim como Plínio disse ter conversado com Amom, Coronel Menezes (PL) também disse que tem se aproximado do jovem político. Mas, até então, Amom não confirmou abertamente essa aproximação com o compadre de Bolsonaro. Menezes namora a cadeira de prefeito desde as eleições de 2020, mas ainda não conseguiu nem tocá-la, quanto mais sentá-la. E se depender de Amom, vai continuar namorando à distância.

União

Roberto Cidade não ficou por baixo e segue com suas articulações políticas de olho no cargo de David. Depois de uma semana agitada e um fim de semana com uma agenda política ativa, o presidente da Aleam se reuniu, nesta segunda, com a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge. O encontro rendeu até uma foto de ambos sorridentes e em clima de “União”. “Vamos ajudar a viabilizar uma carreta social itinerante que vai fazer atendimentos especiais para a população, como testes de paternidade, por exemplo”, anunciou Roberto Cidade.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

(92) 9425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI