Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

David vai refinar Ponta Negra com mirante enquanto bairros clamam por urbanização

Enquanto o gestor refina ainda mais essa área nobre da cidade, que, inclusive, é onde ele mora, os demais bairros da capital sofrem sem assistência e infraestrutura da Prefeitura de Manaus

David vai refinar Ponta Negra com mirante enquanto bairros clamam por urbanização

Foto: Arquivo AM1

Manaus, AM – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que vai mandar construir um mirante no complexo turístico da Praia da Ponta Negra, no qual será possível contemplar, lá do alto, a paisagem do Rio Negro. Enquanto o gestor refina ainda mais essa área nobre da cidade, os demais bairros da capital sofrem sem assistência e infraestrutura da Prefeitura de Manaus.

O anúncio da construção do mirante foi feito nessa quinta-feira (14), durante evento com o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), que deu início à restauração de prédios históricos em Manaus.

“Estaremos muito em breve iniciando essa obra, que anuncio aqui em primeira mão. Será um lindo local para observação, que deve agregar ainda mais valor à Ponta Negra e à orla manauara que, apesar de já ser linda, é ignorada pela sua cidade, que vive ‘de costas’ para sua orla”, disse o prefeito, na ocasião.

Foto: Divulgação/Semcom

Tal obra, vale destacar, vai embelezar e valorizar ainda mais a área da Ponta Negra, localização em que o prefeito e sua família moram. Além dele, empresários e políticos de renome possuem imóveis na região.

Enquanto isso, os bairros mais afastados e periféricos continuam sofrendo sem assistência, infraestrutura, cheio de buracos, lixão a céu aberto, falta de saneamento, desorganização, sem educação e transporte público de qualidade, entre outros.

Em setembro, o Portal Amazonas1 identificou o abandono das ciclovias de Manaus. Na capital, conforme dados do site Ciclomapa, só existem 19 quilômetros de vias para ciclistas, sendo nove quilômetros de ciclovias e 10 de ciclofaixas.

As poucas que já existem dividem espaço com pedestres, carros e até mesmo ônibus. Já em outras, há buracos ou postes no meio, falta sinalização, e onde deveria ser uma ciclovia sinalizada, não existe mais nem a faixa. Ao Amazonas1, diversos ciclistas reclamaram da falta de investimentos para que a situação melhore na capital.

Até o momento, David não anunciou, publicamente, projetos concretos para que mais ciclovias sejam implantadas na capital.

Já no bairro da Glória, zona Oeste de Manaus, por exemplo, os moradores das ruas Sul América e São Bento enfrentam problemas de infraestrutura, que causam vários transtornos. Segundo o líder do bairro, Reuri Rodrigues, existem cerca de 28 buracos espalhados pelo bairro. O problema teria começado após uma troca de tubulação, a qual não foi finalizada de maneira adequada. Por conta da obra incompleta, foram surgindo crateras na região.

Foto: Arquivo

Falta de asfaltamento também é uma das reclamações da população. Em julho, José Ribamar, que é morador do bairro Petrópolis, na Zona Sul da capital, apontou ao Portal Amazonas1 diversos problemas na região, como falta de asfaltamento ou asfaltamento precário até mesmo em avenidas arteriais da cidade.

“O que a gente percebe é que o prefeito está reformando mais as áreas que ficam perto de condomínios, áreas nobres. Só que, nos bairros, por exemplo, a gente não tá vendo isso. Na minha rua, por exemplo, o asfalto está bastante ruim, e a prefeitura quase não visita e não passa. Eu acho, inclusive, que esse valor que foi gasto nessas obras poderia ser investido em outras obras muito mais importantes”, disse ele.

Buraco também é um problema que assola as ruas do bairro Santo Antônio, zona Oeste. Enquanto o prefeito David Almeida se dedica a colorir muros e calçadas de Manaus, as ruas Lauro Bittencourt e Maria Leopoldina são esquecidas pela administração municipal, conforme apontaram os moradores ao Portal Amazonas1.

Leia mais: Bairros estão só buracos enquanto prefeitura insiste em colorir Manaus

Foto: Arquivo

O comerciante identificado como “seu” Rosivaldo afirmou que ele mesmo chegou a tapar os buracos, o que resolveu por algum tempo, mas por não ser o material adequado, voltou a ser uma adversidade para os condutores e pedestres.

No conjunto Galileia I, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, dois moradores entraram em contato com a prefeitura pedindo que uma rua fosse recapeada, mas, como resposta, tiveram apenas os buracos camuflados com tinta.

Os dois moradores acionaram a administração municipal, por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Manaus, para pedir o recapeamento ou pelo menos o ‘tapa-buracos’ na via, e no quebra-molas que apresenta obstruções. Dias depois, uma equipe foi ao local, mas apenas fez a pintura do quebra-molas por cima dos buracos.

Ao ver isso, a população se sentiu insultada: “Chega até ser engraçado isso, eles vieram aqui, viram como a situação estava e pintaram em cima dos buracos”, conta Reinan. “É um total descaso com o contribuinte que paga seus impostos em dia”, concluiu.

Leia mais: Buracos do bairro Glória estão para fazer aniversário à espera da Seminf

Foto: Arquivo

Em maio deste ano, os moradores da comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona Oeste, foram às ruas e fecharam parte das vias com pneus, reivindicando melhorias no local. Segundo o relato de moradores, a comunidade está abandonada pelo poder público há pelo menos 2 anos.

Foto: Reprodução

Leia mais: Moradores do Parque das Tribos bloqueiam a rua e exigem operação tapa-buracos

Imagens feitas pelos próprios moradores da comunidade mostram a situação das ruas do Parque das Nações. Nas fotos e vídeos, é possível observar muito barro nas ruas. “Essas imagens são reais mesmo. Essa não é a ‘parte de cima, eles só olham para a parte de cima’, estamos aqui embaixo, nossa comunidade está nessa situação”, declarou Clotilde Tikuna, líder da comunidade.

Acompanhe em tempo real através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.