Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

De olho na Prefeitura, Alberto Neto usa tribuna da CMM para aconselhar rival

Deputado federal subiu à tribuna para apresentar propostas para a melhoria dos serviços na capital.

De olho na Prefeitura, Alberto Neto usa tribuna da CMM para aconselhar rival

Parlamentar ensaia primeiros movimentos rumo à disputa pela Prefeitura (Foto: Reprodução/YouTube)

Manaus (AM) – A mais de um ano para o início das eleições, o deputado federal Alberto Neto (PL-AM) já ensaia os movimentos para consolidar seu nome na disputa pela Prefeitura. O mais recente ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), quando ele usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus para distribuir conselhos.

Em visita ao Legislativo municipal, Alberto apresentou propostas para a melhoria dos serviços realizados na capital. A cessão de tempo, justificou Neto, teve a função de aproximá-lo da CMM.

O deputado elogiou nominalmente alguns vereadores da atual legislatura, citando o “conhecimento especializado” que norteia a atuação de cada parlamentar. E aproveitou a oportunidade para aconselhar o chefe do Executivo municipal.

“Este é o verdadeiro lugar da população manauara, de representação do povo, e se o prefeito for esperto ele vai sincronizar com a CMM”, declarou. Alberto Neto cobrou transparência e fiscalização dos vereadores no serviço de transporte coletivo da capital após o aumento da passagem.

“Temos subsídios, custos com funcionários e aumento do salário. O serviço melhorou. E quem vai fiscalizar são os vereadores. A população clama por isso”.

Alberto e David já se enfrentaram nas urnas, em 2020, quando David levou a melhor e conquistou o cargo de prefeito de Manaus. Agora, Alberto – que foi o segundo deputado federal mais votado no Amazonas – ensaia movimentos de olho na Prefeitura de Manaus.

A movimentação o coloca como um dos rivais do prefeito na disputa em outubro de 2024.

Desabastecimento

O deputado também comentou as políticas implementadas pelo governo federal em contraponto às medidas adotadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, do qual foi vice-líder no Congresso, durante a crise sanitária de Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia. Alberto Neto criticou o aumento de impostos, que avaliou como um equívoco da atual política econômica.

“Pensam que vai ser benéfico para a arrecadação, mas piora o ambiente de negócios e atrapalha a geração de empregos. Ninguém vai querer investir”, argumentou. “O que o governo Bolsonaro fez: reduzimos os impostos, cortamos na própria carne. Seguramos o preço dos combustíveis e a inflação do país”.

Segundo Alberto Neto, a nova regra de preços da Petrobras, com o fim do preço de paridade de importação (PPI), deve instaurar uma crise de abastecimentos de combustíveis no país.

“Existe uma falsa narrativa de que gastamos em real e trabalhamos com dólar. Existe o mercado internacional, investimentos de outros países nas empresas daqui. Se a política de preços mudar em relação aos valores, podemos ter uma crise de desabastecimento”, pontuou.

Petróleo e Gás

Ele contestou, ainda, a proibição da exploração de petróleo e gás na bacia da Foz do Amazonas e o fim dos gargalos de licenciamento ambiental que atrasam a pavimentação da BR-319. Ao final do pronunciamento, Alberto Neto defendeu “dobradinha” com o parlamento por meio de parcerias e emendas.

Diploma de manauara

Durante o pequeno expediente, o vereador Capitão Carpê (Republicanos) propôs a entrega do diploma de cidadão manauara ao deputado. A medida foi subscrita pelo vereador Raiff Matos (DC), que agradeceu o apoio do parlamentar ao Projeto de lei (PL), de sua própria autoria, sobre os efeitos nocivos da pornografia.

LEIA MAIS: