Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Após convite de Arthur Neto, Marcos Rotta avalia romper com Eduardo Braga

Após convite de Arthur Neto, Marcos Rotta avalia romper com Eduardo Braga

Marcos Rotta e Eduardo Braga: desentendimento sobre o apoio nessa eleição (Reprodução/Facebook)

 

CENÁRIO –  O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (PMDB), afirmou a colegas de partido que avalia formalizar a sua saída da legenda a partir da próxima segunda-feira, 19, caso ele não consiga chegar a um entendimento com o senador Eduardo Braga (PMDB) sobre seu posicionamento na eleição suplementar ao governo do Estado: Rotta propôs ficar neutro no pleito, mas Braga – que é candidato – exige seu apoio incondicional. A resistência do vice-prefeito em participar dessa eleição reside na tentativa de evitar constrangimentos com o prefeito Arthur Neto (PSDB), que apoia o principal concorrente de Braga, o ex-governador Amazonino Mendes (PDT).

Neste sábado, o prefeito acirrou ainda mais a relação entre Rotta e Braga ao afirmar em seu perfil pessoal do facebook, que o senador impede que o vice-prefeito alcance voos mais altos e afirma  que se dependesse dele, Rotta e não Braga, seria o candidato do PMDB nessa eleição suplementar. No mesmo post, Arthur faz um convite ao vice-prefeito para ingressar no “ninho tucano” e diz que Braga deverá sofrer uma derrota na sua tentativa de retomar a administração do Estado.

No ano passado, Arthur só conseguiu ampliar sua pontuação nas pesquisas de voto para as eleições a prefeito de Manaus, quando Marcos Rotta oficializou a entrada na chapa dele, como vice, com a autorização de Eduardo Braga. Antes disso, Arthur Neto aparecia como derrotado em todas as pesquisas para ;Marcos Rotta. Procurada, a assessoria de imprensa do vice-prefeito disse que ele ainda não se pronunciou sobre o convite de Arthur para ingressar no PSDB.

Veja o post de Arthur Neto, convidando Marcos Rotta a se filiar ao PSDB:

“Marcos Rotta, uso deste instrumento para convida-lo a ingressar, em posição de honra, no PSDB. Aqui você disporá de efetivo espaço para crescer politicamente e poder almejar voos novos e brilhantes. Você, aliás, a depender de mim e do meu partido, já estaria, neste instante, disputando o governo estadual, em aliança com o PMDB e outras agremiações. Não fomos nós a barrar uma solução que seria agregadora, aglutinadora , anticaudilhista e democrática. Não partiu do PSDB o individualismo nocivo e destinado a colher mais uma derrota, se tivesse dependido somente de mim e do meu partido. Minha forma de ver a política se recusa a ver “concorrentes” em qualquer militante que se destaque e manifeste ambições legítimas. Olho para o lado e vejo companheiros e não subalternos. Não sou o mandacaru nordestino, falto de folhas e cheio de espinhos, que não oferece sombra nem encosto. Ao contrário, cultivo a árvore frondosa, que enxerga e respeita os companheiros e o direito de cada um a construir sua melhor trajetória política. Seu lugar, portanto, é no PSDB, construindo perspectivas positivas e valiosas para Manaus. Nosso partido lhe convida a nele ingressar, para ser um dos seus principais líderes, num projeto estratégico que visa a ajudar a reconstruir o Amazonas devastado, saqueado e vilipendiado de hoje. A ninguém é dado ficar neutro, em hora tão grave. Seu papel haverá de ser fundamental. Temos um projeto de Manaus em curso, que não deve e não pode desintegrar-se ou sofrer defecções. Manaus e Amazonas em primeiro lugar! O PSDB receberá Marcos Rotta de braços e corações abertos.”

Afetuoso abraço. 

Arthur Virgílio Neto