Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Deputada mais votada do AM é alvo da operação “Patrinus”

Mayara Pinheiro foi eleita pelo Partido Progressista (PP), em 2018, com mais de 50 mil votos. A parlamentar é irmã do prefeito de Coari, Adail Filho

Deputada mais votada do AM é alvo da operação “Patrinus”

(Foto: Divulgação)

A deputada mais votada do Amazonas nas eleições 2018, Mayara Pinheiro, também é um dos alvos da operação “Patrinus”, deflagrada na manhã desta quinta-feira, 26, pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO). Contra Mayara, o MP está cumprido mandado de busca e apreensão e busca pessoal. 

A parlamentar é irmã do prefeito do município de Coari, Adail Filho, que teve a prisão temporária decretada pela operação. A ação cumpre, também, mandados de busca e apreensão, além prisões temporárias contra alguns secretários municipais, vereadores, empresários de Coari e Manaus, todos envolvidos supostamente num esquema criminoso operado em forma de organização criminosa, criada para fraudar licitações, lavar dinheiro e corromper a estrutura de poder do município.

Veja também:

Justiça decreta prisão de Adail Filho por esquema criminoso

Mayara Pinheiro foi eleita pelo Partido Progressista (PP), com mais de 50 mil votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Filha do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, condenado por crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes, antes de ser a deputada mais votada do Amazonas, Mayara foi eleita vice-prefeita do município em 2016. 

As investigações de mais de 18 meses apuram que o esquema criminoso tenha movimentado, em uma estimativa aproximada, de R$ 100 milhões durante os anos de 2017 e 2018. Os valores envolvem, por exemplo, fraudes à licitações, dispensas indevidas de licitações, contratos superfaturados, dos quais serão aferidos os valores efetivamente desviados.