Manaus (AM) – Em discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (16), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) disse estranhar a falta de questionamentos dos vereadores de Manaus sobre a mudança da Rodoviária para o Terminal 6.
As obras para adaptar o T6, no conjunto Viver Melhor, zona Norte da capital; em Terminal Rodoviário custarão R$ 13,6 milhões, conforme estimativa divulgada pela Prefeitura de Manaus. A atual rodoviária está localizada no início da Avenida Djalma Batista, em região central da cidade.
O terminal foi construído na gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto ao custo de R$ 16 milhões, mas nunca chegou a operar. Em 2021, o prefeito David Almeida anunciou que o terminal foi construído em lugar errado e que transformaria o local na nova rodoviária.
Segundo a Prefeitura de Manaus, a mudança vai ocorrer para que os usuários do transporte coletivo urbano, interestadual e internacional tenham mais segurança e conforto. Atualmente, o fluxo de ônibus na rodoviária causa “transtorno a fluidez no trânsito”.
Na Aleam, Sinésio Campos vem criticando a escolha da Prefeitura em realizar a mudança. Ele aponta que a reforma da rodoviária custaria bem menos aos cofres públicos: cerca de R$ 3,6 milhões.
O deputado afirmou que vai pedir uma vistoria conjunta entre a Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos da Aleam e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) nos locais que sofrerão as mudanças.
Fiscalização
No dia 24 abril, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) acolheu uma representação da Defensoria Pública do Estado (DPE) para apurar possíveis irregularidades na licitação feita pela Prefeitura de Manaus para a adequação do T6.
A decisão de receber o pedido da DPE para investigar a licitação foi do próprio presidente da corte, conselheiro Érico Desterro. O relator escolhido para analisar o caso é o conselheiro Ari Moutinho Júnior.
No início de abril, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) determinou a continuidade no processo licitatório da obra, após a DPE-AM ingressar com uma representação para barrar a mudança do local, alegando falta de estudo quanto aos impactos para os usuários da rodoviária.
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