Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Deputados reafirmam apoio à reeleição de Cidade em prestação de contas na Aleam

Prevista para ocorrer em 2025, a votação foi antecipada para abril deste ano

Deputados reafirmam apoio à reeleição de Cidade em prestação de contas na Aleam

Presidente da Aleam citou projetos de lei, requerimentos e resoluções apresentadas na atual legislatura (Foto: Reprodução/YouTube)

Manaus (AM) – Durante prestação de contas do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), sobre os 100 dias de mandato na atual legislatura, parlamentares reafirmaram a defesa da recondução do dirigente da Casa em pronunciamentos nesta quinta-feira (11).

Prevista para ocorrer em 2025, a votação foi antecipada para abril deste ano e gerou acusações de manipulação da Constituição estadual.

Ele já havia sido escolhido por unanimidade em fevereiro. Único representante da oposição ao governo Wilson Lima (União) na Aleam, Wilker Barreto (Cidadania) agradeceu pela liberdade de atuação no plenário e apoiou a reeleição extemporânea do presidente. “Vossa Excelência foi reconduzido com o voto deste deputado. E estou aqui justificando. Faço uma oposição ferrenha e jamais fui cerceado. Só quem ficou chateado (pela reeleição) foram alguns políticos”, disse Wilker em aparte.

“A escolha demonstra a pacificação desta Casa sobre a recondução ao mandato. Não teremos sobressaltos em relação aos servidores e a atuação dos deputados e deputadas. O senhor estreitou as relações institucionais com o Poder Judiciário e o Executivo. Uma posição intransigente na defesa da democracia”, declarou Sinésio Campos (PT), intitulado “decano da Aleam” por Cidade, eleito para o biênio 2025-2027.

Em entrevistas, o petista explicou que a mudança no procedimento tinha como justificativa evitar as atribulações típicas do processo eleitoral na Aleam.

Bancada feminina

O dirigente subiu à tribuna para apresentar uma prestação de contas de 100 dias do mandato como gestor e parlamentar. Citou projetos de lei, de resolução legislativa e requerimentos e a realização do Fórum das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), reconhecido em todo o Brasil, cuja edição deste ano teve participação de mais de 800 pessoas, com destaque para os vereadores do interior do Amazonas. Cidade mencionou, ainda, o trabalho da Procuradoria da Mulher, que contribuiu para reprimir práticas de agressão e abuso.

“Nessa legislatura, temos a maior bancada feminina da história da Assembleia”, destacou. O plano diretor de mais de 28 municípios foi atualizado por meio do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) da Aleam. A meta é contemplar todas as localidades do estado até o fim da atual legislatura.

“Aprovamos um reajuste de 5,47% na data base dos servidores desta Casa; poderia ser mais. No entanto, no mês de janeiro, houve uma queda de R$ 800 milhões na arrecadação do estado, e um crescimento muito baixo nos meses subsequentes”, argumentou Cidade.

Por outro lado, o deputado reconheceu que a Aleam se manteve ao largo dos debates sobre os efeitos da reforma tributária no modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

LEIA MAIS: