Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Desbarrancamento deixa duas pessoas mortas e famílias desabrigadas em Beruri

Segundo a Defesa Civil, no momento em que a tragédia, as famílias correram para dentro da mata em busca de abrigo. Ainda há desaparecidos.

Desbarrancamento deixa duas pessoas mortas e famílias desabrigadas em Beruri

(Foto: Reprodução)

Beruri (AM) – Um desbarrancamento de terras, fenômeno conhecido na região Norte como “terras caídas”, deixou duas pessoas mortas, feridos, desaparecidos e famílias desabrigadas no município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus). O desbarrancamento atingiu a Vila do Arumã na noite desse sábado (30).

Segundo informações da Defesa Civil, no momento em que a tragédia aconteceu, as famílias correram para dentro da mata em busca de abrigo. Posteriormente, foram resgatadas e estão sendo assistidas pela Prefeitura Municipal.

Um vídeo com pouco mais de três minutos mostra que as pessoas estavam à beira do barranco assistindo o fenômeno acontcer. O homem que filma diz: “esse pessoal tem que sair daí, estão se arriscando muito”. Depois ele grita para que eles saiam de lá. Horas depois, a tragédia aconteceu onde igreja, casas e comércios foram para o fundo do rio.

Ainda em outros vídeos, é possivel ver que casas flutuantes também foram destruídas e afundaram. As famílias perderam tudo.

 

Apoio

A Prefeitura Municipal de Beruri lamentou a fatalidade e afirmou estar dando todos os recursos necessários para oferecer o suporte e amparo às familias das vítimas e aos sobreviventes.

“Todos os recursos necessários para oferecer todo o suporte necessário, seja psicológico, material ou estrutural, buscando amenizar as consequências deste triste episódio. É difícil encontrar palavras que possam confortar o coração das famílias que perderam entes queridos, porém, reforçamos nosso compromisso em estar ao lado delas nesse momento de luto e tristeza”, diz um trecho da nota.

Em nota a Defesa Civil do município disse que dez pessoas com ferimentos foram atendidas pelas equipes de saúde que estão no local. A maioria apresentou quadro de crise hipertensiva e uma pessoa está com suspeita de fratura.

O governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), lamentou o ocorrido e anunciou que determinou apoio total às famílias, incluindo buscas por desaparecidos e assistência às famílias.

“Por questões logísticas que impedem o pouso de aeronaves à noite no município de Beruri, uma segunda equipe com homens do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto Médico Legal (IML), além de servidores Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação de Vigilância Saúde (FVS), está à caminho do município para prestar a assistência necessária”.

LEIA MAIS:

Desabamento em Manicoré destrói casas e deixa população em pânico

Alunos temem desabamento de escola em Uarini e estudam em condições insalubres

‘Foi um desespero, e dói’, diz sobrevivente de deslizamento de barranco