Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Cenário

Em encontro com líderes, Wilson afirma que com pobreza não se preserva

O governador participou, nessa sexta-feira (6), do Encontro de Líderes que reuniu gestores dos setores público e privado, em São Paulo.

Em encontro com líderes, Wilson afirma que com pobreza não se preserva

Wilson Lima (Foto: Divulgação assessoria)

Manaus (AM) – O governador Wilson Lima (UB), afirmou nessa sexta-feira (6) que não se pode avançar em políticas de preservação, sem primeiro atender as necessidades básicas dos amazonenses, “com pobreza a gente não preserva”.

A declaração foi feita durante o 16ª edição do Encontro de Líderes, da organização da sociedade civil Comunitas, em São Paulo (SP) – que reuniu representantes dos setores público e privado. O encontro é para discutir soluções para desafios relacionados à pobreza, bioeconomia e sustentabilidade.

“Com pobreza não adianta, a gente não consegue avançar. Com pobreza a gente não preserva, e a gente só consegue avançar na atividade econômica, se a gente tiver a participação da iniciativa privada”, disse Wilson.

O governador ainda destacou que há uma pressão muito grande em cima da Amazônia por preservação, mas que é preciso entender que a agenda ambiental do estado “é diferente da do restante do mundo”.

“Enquanto o mundo está discutindo metaverso, inteligência artificial, a gente lá do Amazonas está discutindo como vai levar energia elétrica para as pessoas. Como levar saneamento básico, internet, comunicação. Então, a gente precisa tomar essas decisões”, afirmou.

Pobreza

O chefe do Executivo estadual também falou sobre a pressão para equilibrar a preservação da floresta com a necessidade de prover serviços básicos para a população, especialmente os que vivem em situação de pobreza.

“No estado do Amazonas, nós temos mais de 50% da população vivendo abaixo da linha da pobreza e não tem como a gente avançar numa política de preservação com pobreza”, alertou.

Wilson enfatizou a importância de conciliar sustentabilidade e desenvolvimento econômico, proporcionando condições de subsistência, como emprego, saúde e educação.

Lima reafirmou a necessidade de avançar em projetos como a BR-319 para integrar o estado ao resto do país, especialmente diante de desafios como a estiagem que já afeta mais de 260 mil pessoas e deixa 60 (dos 62) municípios em situação de emergência ou alerta no estado.

O governador também reforçou que tem buscado diálogo com diversos setores, inclusive países que mantém o Fundo Amazônia, para tratar sobre projetos a longo prazo em favor da região, a fim de trabalhar na prevenção do impacto a eventos climáticos extremos.

Encontro

Participaram do evento, além de empresários, os governadores Carlos Massa Ratinho Junior (PR); Eduardo Leite (RS), Helder Barbalho (PA), Rafael Fonteles (PI), Raquel Lyra (PE), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO), Tarcísio de Freitas (SP), além do vice-governador Laurez Moreira (TO), do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do Presidente do TCU, Bruno Dantas, Superintendente da Controladoria do BNDES, Marco Aurélio Cardoso, e outros prefeitos e deputados.

LEIA MAIS: