Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Política

Em evento com medalhistas, Bolsonaro manda ‘se preparar para guerra’

Em evento com medalhistas olímpicos de Tóquio no Rio de Janeiro, Bolsonaro chegou a dizer que "com flores não se ganha guerra"

Em evento com medalhistas, Bolsonaro manda ‘se preparar para guerra’

Foto: Alan Santos/PR

RIO DE JANEIRO, RJ – Durante evento da Marinha do Brasil nesta quarta-feira (1°), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que se o povo quer paz, “se prepare para a guerra”. A declaração foi dada durante a cerimônia da outorga da Medalha do Mérito Desportivo Militar a medalhistas olímpicos do país nos Jogos de Tóquio.

Segundo o presidente, “com flores não se ganha guerra”. “Se você fala de armamento, se você quer paz, se prepare para a guerra”, disse Bolsonaro, em referência a um antigo ditado romano. Em seguida, ele teria mandado o boxeador Hebert Conceição, medalha de ouro do boxe em Tóquio, “enfiar a porrada”.

Leia mais: ‘Bolsonaro quer golpe para fugir da cadeia’, dispara Boulos

Não é a primeira vez que Bolsonaro usa termos como guerra e compra de armas no contexto das manifestações de Sete de Setembro. Na última sexta-feira (27), o presidente disse que era melhor comprar fuzil do que comprar feijão.

“Povo armado jamais será escravizado. Eu sei que custa caro. Aí tem um idiota dizendo ‘ah, tem que comprar é feijão’. Se você não quer comprar fuzil, não enche o saco de quem quer comprar”, disse o presidente.

Bolsonaro deve acompanhar as manifestações em defesa da Constituição tanto em Brasília como em São Paulo. Além da defesa da Carta Magna, o foco dos atos também será o ataque à postura de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Clube Bolsonaro”

Na cerimônia, cinco atletas do Brasil foram homenageados pela Marinha: Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, que levou ouro; Hebert Conceição e Beatriz Ferreira, do boxe, que ficaram com a prata; e Daniel Cargnin, do judô, e Abner Ferreira, do boxe, medalhistas de bronze. O quinteto integra o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), do Ministério da Defesa.

Foto: Alan Santos/PR

Além da honraria, Hebert Conceição ainda recebeu uma medalha de Bolsonaro. A medalha trazia os dizeres “Clube Bolsonaro: imorrível, imbrochável e incomível”. Perguntado sobre ter sido citado por Bolsonaro para falar de guerra e armamento, o atleta disse que respeita a opinião do presidente, mas que não tem acompanhado o noticiário político para opinar.

(*) Com informações de O Estado de S.Paulo.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.