Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Entidades que atuam na Amazônia podem ser convocadas na CPI das ONGs no Senado

O objetivo é mostrar que muitas ONGs, principalmente as ambientais, se utilizam do nome Amazônia para ficar ricas entre os seus membros.

Entidades que atuam na Amazônia podem ser convocadas na CPI das ONGs no Senado

(Foto: Valdemir Cunha/Greenpeace)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá investigar as Organizações Não-Governamentais (ONGs), deve ser instalada no Congresso Nacional ainda neste mês. A sessão para eleger o presidente e indicar o relator está agendada para o dia 14, às 14h.

O acordo entre os senadores é para que o presidente do colegiado seja o senador Plínio Valério (PSDB-AM). Para a relatoria, o nome mais cotado por enquanto é o do senador Márcio Bittar (União Brasil-AC).

Valério diz que a atuação do colegiado será para desvendar problemas na região da Amazônia.

“O objetivo é mostrar que muitas ONGs, principalmente as ambientais, se utilizam do nome Amazônia para ficar ricos entre os seus membros. Eles ficam ricos, mas quem os financia consegue o objetivo que quer: imobilizar a Amazônia, botar cadeados que não podemos cerrar. Cadeados ambientais. Hoje na Amazônia não se pode fazer nada”, disse o parlamentar.

O autor do pedido de abertura da CPI disse ainda que a comissão não é contra o atual governo e que vai levantar dados de governos anteriores.

“A CPI não é contra o governo, é uma CPI contra ONGs que nos prejudicam. Claro que nós vamos remontar governos anteriores do PT e vai ficar patente que o PT financiou”, destacou Valério.

Essa é a terceira vez que Valério tenta emplacar a CPI das ONGs. Nas gestões anteriores, ela não saiu do papel.

Até o momento existem quatro CPIs em funcionamento na Câmara e no Senado: Americanas, 8 de Janeiro, Apostas Esportivas e MST.

(*) Com informações da CNN

LEIA MAIS:

Sem prestar contas, ONGs podem receber R$ 2,5 bi do Fundo Amazônia

MPF investiga uso de CNPJ de ONGs estrangeiras para compra de terras em Coari

Indígenas cobram de Pacheco a instalação da CPI das ONGs