Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Ex-mandatários prestigiam posse de Yara Lins

O ex-governador do Amazonas, José Melo, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, estiveram presentes na cerimônia de posse de Yara Lins.

Ex-mandatários prestigiam posse de Yara Lins

Ex-governador José Melo e ex-prefeito de Manaus Arthur Neto (Fotos: Maiara Ribeiro/Portal AM1)

Manaus (AM) – Durante a cerimônia de posse da presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, nesta sexta-feira (1º), ex-mandatários do estado do Amazonas e da capital estiveram no local para prestigiar a conselheira.

No evento, lotado de autoridades, o ex-governador do estado, José Melo, esteve presente como convidado para aplaudir a nova presidente. Segundo a assessoria do TCE, ele foi convidado por ter sido ex-governador.

Ao chegar ao Teatro Amazonas, onde ocorreu a solenidade, José Melo foi recepcionado por Renato Júnior, secretário de Obras da Prefeitura de Manaus, e também por outras pessoas.

 

Em 2017, quando Melo era chefe do Executivo estadual, Yara Lins foi eleita e empossada como a primeira mulher a presidir o Tribunal de Contas do Amazonas.

Questionado pelo Portal AM1 sobre uma possível candidatura para as próximas eleições, o ex-mandatário disse que não deseja mais disputar cargo político, pois se considera, hoje, “um aposentado feliz”. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve pagamento de aposentadorias e pensões a ex-governadores em ao menos nove estados; Amazonas é um deles.

José Melo continua, portanto, a receber R$ 34 mil dos cofres públicos por ter sido governador do Amazonas.

Em 2010, na chapa encabeçada por Omar Aziz, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), hoje, MDB, Melo elegeu-se vice-governador do Amazonas. Quando Omar renunciou ao cargo para se tornar senador, José Melo assumiu o posto de governador pelo Partido Republicano de Ordem Social (PROS) em 2014, sendo reeleito em segundo turno.

Já em 2017, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Melo e do vice-governador Henrique Oliveira por compra de votos nas eleições de 2014. Melo foi preso em 21 de dezembro de 2017 – seis dias após a posse de Yara Lins como a primeira presidente do TCE-AM.

Arthur Neto

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (sem partido), também foi prestigiar a posse de Yara Lins. Ele chegou ao local acompanhado pela esposa Elizabeth Valeiko. Arthur não falou com a imprensa e foi direto para o auditório do Teatro Amazonas.

Arthur Neto foi prefeito de Manaus por três vezes (2012-2020). Esteve na posse de Yara na primeira vez, em 2017, e disse, naquela época, que a conselheira apresentava todas as qualidades que o TCE precisava. Ainda segundo o então prefeito de Manaus, a posse de Yara marcava a prática de uma democracia verdadeira, que reconhecia o mérito das mulheres para presidir cargos ocupados por homens.

 

LEIA MAIS: