Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Feirantes reclamam da estrutura e falta de segurança na Feira do Santo Antônio

Falta de estrutura, de segurança e de limpeza, tem afastado os clientes da Feira do Santo Antônio, gerando prejuízo aos feirantes

Feirantes reclamam da estrutura e falta de segurança na Feira do Santo Antônio

MANAUS, AM – Feirantes da Feira do Santo Antônio, na zona Oeste de Manaus, são afetados pela estrutura do local, que tem afastado clientes e, consequentemente, feito cair as vendas dos comerciantes. Além da estrutura, eles reclamam da falta de segurança e de infraestrutura no estabelecimento, que foi esquecido pela Prefeitura de Manaus.

A equipe de reportagem do Portal Amazonas 1 esteve no local nesta segunda-feira (30) para apurar as denúncias feitas pelos comerciantes. De acordo com um feirante que preferiu não se identificar, por medo de repreensão de servidores da Prefeitura de Manaus, a estrutura do teto está inadequada, o que acaba prejudicando os produtos dos comerciantes quando chove.

O comerciante afirmou que o estabelecimento não tem segurança e raramente os policiais circulam dentro da feira. “Tanto de dia como a noite, não temos segurança”, disse.

Leia mais: População reclama de lixo, sujeira e risco sanitário nas feiras sob gestão da Semacc

Foto: Antônio Mendes / Portal AM1

Os próprios feirantes se reúnem para pagar uma taxa de manutenção e segurança por semana, porém, mesmo com as manobras de tentar deixar o local mais receptivo para clientes, a feira do Santo Antônio fica esquecida, tanto pelos moradores, quanto pela prefeitura.

Além da falta de proteção e de infraestrutura, os feirantes estão sendo afetados nas vendas por falta de clientes. Algumas bancas foram desocupadas por eles por falta de movimento. O comerciante explicou à equipe de reportagem que outros deixaram de vender os produtos por falta de capital. “Do jeito que tá [sic], só arranjamos dinheiro para o pão”, comentou.

Leia mais: Assembleia segue com o pior índice de transparência, segundo MPC

Ainda segundo o comerciante, os políticos já visitaram as feiras e prometeram mudanças no local, mas até agora, a reforma ficou apenas na promessa. “Nas eleições, os políticos passam por aqui e não fazem nada. Quando chega perto da campanha eleitoral eles vêm de novo e falam que vão fazer isso e aquilo, então não adianta esperar nada”, declarou.

Dentro da feira, a equipe de reportagem encontrou bueiros, sendo que um deles estava aberto. Segundo os feirantes, quando chove, o bueiro alaga e insetos e ratos começam a sair do local, deixando os trabalhadores expostos a doenças.

Foto: Antônio Mendes / Portal AM1

O feirante ainda destacou que apesar de a feira ter recebido ações de limpeza, ainda não é o suficiente em relação à estrutura. “Foram quatro ou cinco vezes que fizeram reformas na feira, mas não sei em quê. Passaram o pano nos ferros, passaram uma tinta, e só”, desabafou.

Vale ressaltar que nos primeiros meses deste ano, todas as feiras e mercados da cidade, incluindo a Feira do Santo Antônio, receberam ações de limpeza por conta da pandemia da covid-19. Em agosto, os agentes da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) retomaram a higienização das feiras, porém, os comerciantes da Feira do Santo Antônio seguem trabalhando em meio aos riscos à saúde.

Outro lado

Procurada pelo Portal Amazonas 1, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) afirmou que uma equipe técnica já realizou uma vistoria na Feira do Santo Antônio, além de ter feito o levantamento das necessidades do local para uma reforma geral.

Leia mais: Omar Aziz processa Arthur Neto e Chico Preto por danos morais e pede R$ 99,4 mil

A secretaria afirmou que a Feira do Santo Antônio faz parte do programa “Mais Manaus”, que tem como objetivo reformar e modernizar 25 feiras de Manaus, onde serão investidos R$ 35 milhões nas reformas e na construção de duas novas feiras fixas. De acordo com a Semacc, o projeto já está finalizado e encontra-se em fase de orçamento, em seguida, segue para licitação e, posteriormente, o início de obra.

Em relação às limpezas do local, a Semacc informou que de acordo com a Lei Municipal 123/2004, as comissões gestoras das feiras e mercados de Manaus são as responsáveis pelas ações de limpeza internas, pequenos reparos e ainda, pela segurança interna dos espaços, mas esclarece que, ao fim do dia, o carro coletor da prefeitura recolhe todo o lixo do local.

Confira a reportagem completa:

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter