Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Fiscais da Receita Federal são presos por roubos de encomendas nos Correios do AM

Após desviarem os produtos dos Correios do Amazonas, as encomendas eram vendidas pela internet

Fiscais da Receita Federal são presos por roubos de encomendas nos Correios do AM

Foto: Divulgação

MANAUS, AM – Quatro pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (24) durante a Operação “Desvio de Conduta”, da Polícia Federal, em Manaus. O grupo era alvo da investigação da PF, que tinha por objetivo apurar sucessivos roubos dentro do Correios do Amazonas, resultando em prejuízos para a instituição.

Um servidor e uma funcionária da Receita Federal do Brasil integravam o grupo. Os dois trabalhavam na fiscalização dos Correios e foram afastados do órgão. Segundo as investigações, eles realizavam os desvios das mercadorias enquanto estavam no fluxo postal dos Correios. A investigação ainda apontou que, após desviarem os produtos, os mesmos eram vendidos pela internet.

Leia mais: Caixa desmente David e diz que só recebeu lista do Residencial Manauara em julho

A ação da Polícia Federal cumpriu dois mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas, todos cumpridos em Manaus.

Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de roubo majorado e associação criminosa, além de outros crimes identificados no curso das investigações.

A investigação apura ainda a possível participação de funcionários dos Correios bem como de terceiros nos crimes.

Confira a nota na íntegra:

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (24/08/2021), através da Delegacia De Repressão A Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico De Armas – DELEPAT/AM – e com apoio da Receita Federal do Brasil, a Operação DESVIO DE CONDUTA, por meio do qual são investigados fatos relacionados a desvio de produtos que se
encontravam no Fluxo Postal – Correios.

A ação da Polícia Federal visa cumprir mandados judiciais expedidos pela Juíza da 4ª Vara Federal do Amazonas, sendo 04 Mandados de Busca e Apreensão e 04 de Prisão Temporária, mais 02 Mandados de Afastamentos Cautelares, todos cumpridos na cidade de Manaus/AM.

Segundo as investigações, um servidor e uma funcionária da Receita Federal do Brasil – RFB – que trabalhavam na atividade de fiscalização do órgão, realizavam desvios sistemáticos de mercadorias que se encontravam no fluxo postal e encaminhavam para receptadores que tinham a incumbência de vender esses produtos nas plataformas
digitais OLX e FACEBOOK.

Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de Peculato, Pertencimento a Organização Criminosa e Receptação, e, se condenados, poderão cumprir pena de até 19 anos de reclusão.

A investigação apura ainda a possível participação de funcionários dos CORREIOS bem como de terceiros nos crimes.

O nome da operação é uma alusão aos funcionários que deveriam zelar pela fiscalização e bom funcionamento das instituições, mas por um desvio de conduta acabaram adentrando no mundo do crime.

(*) Com informações da assessoria

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.