Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

‘Isso nunca existiu’, diz Wiliam Alemão sobre ‘dossiê’

No documento, o vereador é acusado de "possuir uma frota de carros" que são alugados para o seu gabinete político.

‘Isso nunca existiu’, diz Wiliam Alemão sobre ‘dossiê’

(Foto: Reprodução/ Youtube/ CMM)

Manaus (AM) – O vereador William Alemão (Cidadania) afirmou, em entrevista para um podcast local, nesta terça-feira (19), que as acusações de supostas irregularidades referentes a aluguel de carros para serem usados em seu gabinete “nunca existiram”.

As informações do suposto esquema foram publicadas em um “dossiê” na última sexta-feira (15). No documento, o vereador é acusado de “possuir uma frota de carros para o seu gabinete” e acusa a empresa LID CAR Compra, Venda e Locação de Veículo LTDA – CNPJ: 35.744.163/0001-63de de realizar a locação de carros que já foram dele e de sua esposa.

O “dossiê” afirma, ainda, que há uso ilegal da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) e Verba de Gabinete – que foi desqualificado pelo parlamentar.

“Pegaram uma empresa que trabalha com compra e venda há muitos anos, os donos são meus amigos, com quem eu faço negócios há 15 anos, e as primeiras pessoas para quem eu ofereço [os carros] são meus amigos. E pegaram a frota de carros que essa empresa tem e colocaram os cinco carros como alugados para o meu gabinete e é uma mentira”, defendeu-se.

Segundo a denúncia anônima, o parlamentar aluga, mensalmente, cinco veículos junto à LID Car – mesma empresa para quem, em 2021, vendeu um Jeep Renegade e uma van, modelo I/M. Benz. Alemão prossegue e diz que houve, sim, aluguel de carros para o seu gabinete, porém, apenas de dois veículos que foram usados para a sua equipe de setembro a dezembro de 2022. Depois disso, não houve nenhum contrato com a empresa, segundo ele.

O documento, acompanhado de prints, afirma que no mesmo ano em que Wiliam Alemão toma posse como vereador, é o ano que a LID CAR compra todos os veículos que estavam em seu nome e de sua esposa. O parlamentar, no entanto, garante que não há qualquer vínculo com a locadora.

A locadora

Conforme exposto no dossiê, a proprietária da LID CAR também é cunhada de uma assessora que compõe o gabinete do vereador. Segundo a denúncia, a assessora é uma ligação entre o gabinete do político com a empresa de aluguel de veículos.

Questionado sobre esse ponto, o parlamentar argumenta que a servidora foi selecionada dois anos antes de ele fazer negócios com a LID CAR, por meio de chamamento público.”70% foi por chamamento público. Agora, se é parente de amigo, Manaus se torna pequena [quando acontece seleção de emprego]”, disse Alemão.

O vereador diz que todas as suas negociações não têm nada de ilegal e afirmou que o dossiê pode ser uma tentativa de silenciá-lo por denunciar possíveis irregularidades em eventos públicos, por exemplo.

Procurada pela reportagem, a LID CAR não se pronunciou. O espaço segue aberto para posicionamentos futuros.

LEIA MAIS: