Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Eleições 2020

Juiz nega multa, mas garante direito de resposta a Nicolau no Facebook

Publicações no Facebook relembraram as investigações do MPE-AM contra o então presidente da ALE-AM, Ricardo Nicolau, por suspeitas de superfaturamento em obras

Juiz nega multa, mas garante direito de resposta a Nicolau no Facebook

Deputado Ricardo Nicolau denuncia golpe usando seu nome (Fotos: Alberto César Araújo/Aleam)

O juiz Moacir Pereira Batista, da 2ª Zona Eleitoral, aceitou parcialmente o pedido feito pela coligação “Pra Voltar a Acreditar”, encabeçada pelo candidato Ricardo Nicolau (PSD) contra duas postagens no Facebook, de autoria do usuário Aurilex Silva Moreira, criticando ações antigas de Nicolau.

Leia mais: Nicolau alfineta Arthur, Amazonino e prefeitos dos últimos 30 anos

As publicações são dos dias 14 e 31 de outubro deste ano. A primeira aborda o processo que acusava Nicolau, a empresa RD Engenharia e outras 11 pessoas, de superfaturamento na construção do edifício-garagem na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em 2011, quando ele foi presidente da Casa.

Na época, a denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM). O órgão pedia a suspensão dos direitos políticos de Nicolau, além da devolução de R$ 5,5 milhões por crimes de fraude e peculato.

Leia mais: Arthur acusa Ricardo Nicolau de esconder apoio de Omar Aziz: ‘impossível enganar’

Em 2017, porém, ele foi absolvido no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), sob a alegação de que “não existem elementos suficientes que indiquem a cobrança excessiva ou mesmo o intuito dos acusados de desviar verba pública em favor de outrem”.

Omar e Nejmi

Já a segunda postagem refere-se a uma foto de Nicolau – ainda no período em que comandou a Aleam – junto de Omar e Nejmi Aziz, ambos do PSD.

Leia mais: Ex-primeira-dama Nejmi Aziz é liberada da prisão pela segunda vez

Na ocasião do registro, Omar era governador do Amazonas e Nejmi, que era primeira-dama, recebia título de Cidadã do Amazonas – gratificação de autoria do próprio Ricardo Nicolau. A postagem de Aurilex Silva Moreira recebe como legenda a frase: “Por Maus caminhos na saúde!!!! Falo é nada!!!”.

Vale destacar que o candidato a prefeito ocupa, ainda, cargo de deputado estadual na Casa Legislativa. Se eleito, quem ficará com a vaga é justamente Nejmi Aziz, que está fora dos holofotes desde que foi presa em julho do ano passado, após desdobramento da Operação Vertex, em Manaus.

Leia mais: Eleições municipais podem promover dança das cadeiras na ALE-AM

Decisão

Após representação do candidato Ricardo Nicolau contra essas postagens, alegando que elas possuem “teor inverídico, calunioso e difamatório”, além de terem o “intuito de prejudicar sua campanha eleitoral”, o juiz Moacir Pereira Batista deferiu pedido de multa, mas concedeu direito de resposta ao candidato.

“[…] o representante foi associado pela primeira representada como sendo um dos integrantes do esquema conhecido por “Maus caminhos”, devendo assim preponderar o direito de resposta em sua integridade, estando também presente o periculum in mora necessário à concessão da medida de urgência, uma vez que o risco de decisão tardia acarretará prejuízos imensuráveis à candidatura do segundo representante, ante o conteúdo veiculado”, diz trecho do documento.

Além disso, o autor das postagens, segundo a decisão, deverá remover as publicações, no prazo de 24 horas, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil.

[pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2020/11/1339515.pdf”]