Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Política

Para atrair Alckmin, PSB diz que chapa com Lula pode vencer no primeiro turno

Tucano pode ajudar a levar votos da Grande São Paulo para o ex-presidente, mas também pode perder parte do eleitorado

Para atrair Alckmin, PSB diz que chapa com Lula pode vencer no primeiro turno

Foto: Reprodução Internet

SÃO PAULO, SP – Se tiver Geraldo Alckmin na sua chapa pelo PSB, o ex-presidente e pré-candidato Lula (PT) pode vencer a eleição presidencial de 2022 ainda no primeiro turno. É o que mostra um levantamento do próprio PSB na Grande São Paulo, e que foi apresentado a Geraldo Alckmin.

Segundo a pesquisa, Lula ganharia votos em São Paulo com o apoio do ainda tucano, que foi governador do estado por quatro mandatos. Por outro lado, a aliança entre Alckmin e Lula faria com que o petista perdesse metade do seu eleitorado. O levantamento foi feito na tentativa de subsidiar a decisão de Alckmin de ir para o PSB e tentar convencê-lo de que o projeto nacional é um bom negócio.

Leia mais: Datena ‘crucifica’ Alckmin, e decide apoiar Doria para a Presidência

Na última quarta-feira (1°), o presidente do PSB, Carlos Siqueira disse à deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, que quer o apoio petista para concorrer a seis governos estaduais em 2022. O apoio seria uma condição para se unirem a Lula.

Gleisi confirmou, à Folha de S.Paulo, que as conversas, de fato, aconteceram, mas que não são exigências para que as conversas continuem acontecendo. Segundo ela, a situação mais delicada é em São Paulo, e que o PT não pediu a Alckmin para se filiar ao PSB. Mas se Alckmin se filiar ao partido, o PT estará aberto a uma conversa, e o próprio Lula só vai definir se será candidato em fevereiro ou março.

Já Alckmin tem se sentido bastante indeciso na filiação ao PSB para ser vice de Lula, segundo pessoas próximas. A expectativa é que ele se desfilie do PSDB nos próximos dias, mas ainda não há uma decisão firme sobre um novo partido.

(*) Com informações da Folha de S.Paulo.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter