Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Coluna AM1

Lula vai comandar o G20; grupo reúne as maiores economias do mundo

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada neste domingo (10). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Lula vai comandar o G20; grupo reúne as maiores economias do mundo

Lula vai comandar o G20; grupo reúne as maiores economias do mundo

G20: Lula propõe força-tarefa contra a fome ao receber presidência na Índia

Lula assume o comando do grupo das maiores economias globais 

Neste domingo (10), o presidente Lula (PT) assumiu o comando do G20. A liderança do bloco, que reúne as maiores economias globais, foi transmitida do primeiro-ministro indiano ao petista. Presente desde a criação, em 1999, essa é a primeira vez que o Brasil assume a presidência do G20.

Brasil buscará mais recursos com países ricos

Lula cobrou recursos de países ricos contra o aquecimento global. “A natureza continua dando demonstração de que nós precisamos cuidar dela com muito mais carinho”, acrescentou o presidente, exemplificando que as mudanças climáticas, neste momento, afetam o estado do Rio Grande do Sul, com a passagem de um ciclone que deixa milhares de desabrigados e mortos.

R$ 600 milhões para o Amazonas

Nove municípios amazonenses estão entre os 69 aptos em todo o país a receberem os R$ 600 milhões do Fundo Amazônia, que serão aplicados no programa para o controle do desmatamento e de incêndio florestal na região amazônica. Lula disse que as conversas com prefeitos e governadores da Amazônia serão intensificadas para fiscalizar a aplicação dos recursos e o acompanhamento dos resultados de diminuição das queimadas.

Anne promete fiscalizar verbas federais 

A secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura que também está à frente da coordenação do Fórum Nacional de Mulheres de Partidos Políticos disse que vai fiscalizar todas as verbas federais destinadas ao Amazonas. Anne, que hoje é um dos principais nomes do PT para as eleições do próximo ano, acredita que acompanhar a destinação dos recursos será crucial para garantir que o dinheiro seja aplicado de forma eficiente e em benefício do Amazonas e da população. 

Vereadora teme o pior com a volta de Simão

A vereadora Enfermeira Tatiana Franco (PTB) disse que se sente receosa com o retorno de Simão Peixoto (PP) ao comando da Prefeitura de Borba. Insatisfeita com o prefeito, ela sequer participou da cerimônia na Câmara Municipal que reconduziu Peixoto ao cargo. O prefeito estava afastado desde maio deste ano, quando foi preso em uma operação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) que investiga fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro. Tatiana é a única mulher na Casa Legislativa e denunciou o prefeito por violência política de gênero. Ele chegou a ser preso devido às ameaças, mas ganhou liberdade sete dias depois. 

Aproximação com Braga

De fora da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD) se articula nos bastidores para construir alianças políticas e fortalecer seu nome para uma possível segunda disputa majoritária, desta vez, nas eleições do ano que vem. Na última sexta, ele esteve conversando com o senador Eduardo Braga (MDB). Pelo cenário em que a imagem foi feita, Marcelo foi à casa ou até o escritório do emedebista, que é relator da reforma tributária. 

O ex-deputado aproveitou para expor ao público que um dos assuntos da conversa foi justamente sobre a reforma. Marcelo acredita ser fundamental que, na relatoria da matéria, esteja um senador que compreende a importância dela para o Brasil e também não se afaste dos seus compromissos com a economia e o povo do Amazonas. Embora o momento, agora, seja de elogios ao senador, até pouco tempo Marcelo rejeitou Braga e preferiu apoiar o governador Wilson Lima (UB) na disputa pela reeleição em 2022.

Amazonenses com um pé nos EUA

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Felipe Souza (Patriota), apresentou um requerimento ao Ministério das Relações Exteriores buscando a instalação de um posto no Amazonas para emissão de visto americano. A iniciativa ajudará, principalmente, na promoção do esporte amazonense impulsionando o aumento da participação de atletas amazonenses em competições nos EUA. A comunidade do jiu-jítsu, por exemplo, enfrenta muitas dificuldades e um alto gasto financeiro para tentar obter o visto americano e participar de competições no país – que é destaque no cenário de lutas.

Rozenha larga na frente

O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), deputado estadual Rozenha (PMB), saiu na frente e ganhou pontos na disputa entre Manaus e outras cidades brasileiras que querem sediar o jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A partida está prevista para acontecer no dia 21 de novembro, porém, o local ainda não foi oficializado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na última sexta (8), Rozenha conseguiu arrancar do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, a declaração de que, em breve, Manaus sediará um jogo da seleção brasileira. São Paulo e Brasília também disputam para sediar a partida entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

✅  Mais distante do acesso

A onça-pintada está cada vez mais distante do tão sonhado acesso à Série B do Brasileirão. Nesse sábado (9), o Amazonas FC perdeu mais um jogo em casa, na Arena da Amazônia, desta vez para o Paysandu no placar de 1 a 0, que permanece líder com 4 pontos. Essa é a segunda derrota consecutiva da equipe amazonense no quadrangular final da Série C. O time busca algo que só o São Raimundo FC conseguiu entre os times do Amazonas: jogar a segunda divisão do futebol profissional brasileiro.

Grave denúncia de agressão

O único jogo da partida foi marcado de pênalti ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, o juiz apitou mais um pênalti, mas, após análise criteriosa do VAR, o árbitro voltou atrás e anulou a penalidade máxima. Com isso, uma confusão teve início no final da partida e um jogador da equipe do Paysandu levou um soco no nariz e deixou o gramado da Arena da Amazônia ensanguentado. Os paraenses alegam que o presidente do Amazonas FC, Wesley Couto, é o autor da agressão. Procurado pelo Portal AM1, o clube ainda não se manifestou, mesmo 24 horas após o ocorrido. 

Trocar socos e agressões, sejam físicas ou verbais, não altera o resultado do jogo. A agressão ao jogador da equipe do Paysandu precisa ser esclarecida, principalmente com uma manifestação pública do Amazonas FC, que tem o nome de seu presidente como suspeito de envolvimento na confusão.

 

🖥️ Leia mais no Portal Amazonas1

https://amazonas1.com.br/

 

📲 FALE CONOSCO

 

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

 

Adriana Albuquerque (comercial)

(92) 99183-3436

 

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp. 

📱 Clique no link 👉  https://l1nk.dev/adPJI