Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Mãe com quatro filhos é retirada de semáforo de Manaus

Segundo o TJ-AM, as crianças estão matriculadas na rede de ensino, porém não estão indo à escola e acompanhavam a mãe a pedir esmolas nos semáforos.

Mãe com quatro filhos é retirada de semáforo de Manaus

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Manaus (AM) – Uma mulher venezuelana da etnia Warao, acompanhada de quatro dos seus filhos oito filhos, foi retirada de um dos semáforos na zona Oeste de Manaus pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM) em uma ação do órgão nessa quinta-feira (7). De acordo com órgão, a mulher e as crianças pediam doações em dinheiro para os condutores no semáforo.

O TJAM realizava uma ação integrada com outros órgãos parceiros, de abordagem social e encaminhamento para serviços de amparo a famílias em situação de vulnerabilidade social e trabalho infantil nas ruas de Manaus.

Segundo o TJ-AM, as crianças estão matriculadas na rede de ensino, porém não estão indo à escola e acompanham a mãe a pedir esmolas nos semáforos.A Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coij) vai acompanhar o caso e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) repassou à família uma cesta básica.

Após os atendimentos preliminares no local de abordagem, as famílias atendidas foram encaminhadas para a base de operações da ação, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na avenida Getúlio Vargas, no bairro Centro, zona Sul de Manaus, onde foram recebidos pelos órgãos parceiros da campanha, que realizaram a introdução desse público nos serviços sociais necessários.

A atuação por parte das equipes de abordagem, ocorreu em pontos estratégicos da capital, conhecidos pela alta incidência de famílias em situação de trabalho infantil e exploração de pessoas pedindo esmola em sinais de trânsito.

Poder Judiciário 

A presidente do TJAM, a desembargadora Nélia Caminha Jorge também apoiou a ação e, pela manhã, visitou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para onde foram levadas as famílias abordadas nas ruas durante a atividade.

LEIA MAIS