Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cenário

Amazonino escolhe Deodato para ser líder da equipe de transição

Amazonino escolhe Deodato para ser líder da equipe de transição

Quando foi secretário de Saúde na gestão de Amazonino, em 2001, Deodato teve suas contas bloqueadas pela Justiça. (Foto: Divulgação)

Coluna Cenário

Ansioso para assumir a administração do Governo do Estado, o governador eleito Amazonino Mendes (PDT) já definiu o coordenador da equipe de transição de seu governo. O braço direito será o ex-secretário municipal de Saúde  Francisco Deodato. Deodato.

Quando foi secretário de Saúde na gestão de Amazonino, em 2001, Deodato teve suas contas bloqueadas pela Justiça por desvio de dinheiro público.  O bloqueio ocorreu somente no ano passado após uma decisão do juiz Leoney Figlioulo.

Na ação civil por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), o órgão apontou  supostas irregularidades no Termo de Convênio nº 049/2001, firmado entre a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) com a Fundação Prodente, no valor de R$ 1,6 milhão.

Não teria havido processo de licitação para escolha da fundação, nem  contrapartida com recursos próprios economicamente mensuráveis, plano de trabalho que não contemplaria os requisitos legais e parâmetros dos valores fixados que não se mostrariam evidentes.