Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

MDB mexe tabuleiro e garante três cadeiras na CMM de uma só vez

Além de Mitoso, o MDB, que não elegeu nenhum nome para em 2020, fecha a janela partidária com três representantes na Casa.

MDB mexe tabuleiro e garante três cadeiras na CMM de uma só vez

(Foto: Julli Guerra/Jonas Carvalho/Divulgação)

Manaus (AM) – O fechamento da janela partidária movimentou o tabuleiro político na Câmara Municipal de Manaus (CMM), no último final de semana, fazendo com que alguns partidos perdessem suas cadeiras na Casa legislativa e outros, por outro lado, que não elegeram ninguém nas Eleições de 2020, ocupassem vagas em massa no Parlamento municipal.

É o caso do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), liderado pelo senador Eduardo Braga no Amazonas. Em 2020, o partido não elegeu ninguém, mas ao final de 2023, em novembro, especificamente, começou a movimentar a CMM com a filiação do vereador Mitoso, que saiu do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para se unir ao ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga.

Ganhou protagonismo

Conforme o período de troca de partido se encerrava na última semana, o MDB articulava com seus pares para ganhar força na CMM, e foi o que aconteceu. No entanto, a novidade de novos filiados só ocorreu na manhã desta segunda-feira (8).

A janela partidária encerrou e o período de filiação dos pretensos candidatos ao pleito deste ano também, e o MDB, que não tinha representatividade na Câmara Municipal de Manaus em  2020, ganhou mais três nomes que disputarão a reeleição em outubro, e somados a Mitoso, o partido acumula três parlamentares no plenário Adriano Jorge. São eles: Isaac Tayah, Raulzinho e Kennedy Marques.

O recém-empossado vereador, Dr. Isaac Tayah, que retornou à Casa pelo Democracia Cristã (DC), filiou-se ao MDB no mesmo dia em que foi empossado vereador novamente. Segundo ele, a troca de legenda partiu de um convite e, após conversas entre os partidos, chegou-se à conclusão de troca.

Neste cenário político, ao Portal AM1, Tayah revela que precisa de tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio, e esse foi um dos motivos de ter deixado o DC, e claro, a troca também favorece o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), apoiado pelo médico.

Já o vereador Raulzinho, que quase foi expulso do Partido da Sociedade Democrática Brasileira (PSDB) por ser apoiador de David Almeida na CMM, se viu em apuros e foi acolhido pelo MDB. Vemos, nesse caso, mais uma articulação do MDB e do Avante – partido do chefe do Executivo municipal.

Assim como o vereador Raulzinho, que faz parte da base aliada do prefeito David Almeida (Avante) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o ativista da causa animal, vereador Kennedy Marques, também resolveu sair do partido em que foi eleito em 2020 com 6.956 votos (PMN) e migrou para o MDB na última sexta-feira (5).

Sua filiação ao partido de Braga tem relação com a possível pré-candidatura de David Almeida à reeleição para a Prefeitura de Manaus, já que o senador Eduardo Braga faz parte do arco de alianças do prefeito e quanto mais nomes estiverem na sigla, maiores são as chances de o MDB se manter no Parlamento municipal.

 

LEIA MAIS: