Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Coluna AM1

Membros da comissão de segurança na Aleam não dão um pio sobre tiroteio e rebelião

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (10). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Membros da comissão de segurança na Aleam não dão um pio sobre tiroteio e rebelião

Silêncio

Enquanto o governo do Amazonas cumpre agenda institucional em viagem internacional à China, em busca de investimentos para o estado, o crime organizado tenta iniciar um movimento para desestabilizar o sistema de segurança pública, e tudo diante dos olhos dos deputados estaduais que compõem a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e que parecem ignorar o caso, pois evitam comentar sobre.

Sem respostas

O Portal AM1 procurou, nesta quarta-feira (10), os deputados Cabo Maciel (Podemos); Daniel Almeida (Avante); Delegado Péricles (PL); João Luiz (Republicanos); Mário César Filho (UB); Dr. Gomes (Podemos); Cristiano D’ângelo (MDB) e Comandante Dan (Podemos), que preside a Comissão, para se posicionarem a respeito do tiroteio com duas mortes em Rio Preto da Eva e a rebelião na unidade prisional de Itacoatiara, ambos ocorridos ontem, mas nenhum deles quis falar a respeito dos episódios.

Ensaio

O tiroteio com mortes em Rio Preto da Eva e a rebelião na unidade prisional de Itacoatiara é um ensaio do que a pasta da Segurança Pública, hoje comandada pelo Coronel Marcus Vinícius, pode enfrentar neste ano de 2024, o ano da eleição para prefeitos. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está sob novo comando há quatro meses. Vale lembrar que tem ex-secretário rondando o terreno e isso pode ser um sinal que pode haver mudanças no comando da pasta.

Interino

O governador em exercício, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), também não falou sobre os episódios envolvendo a segurança nos dois municípios do interior do estado. Hoje, ele inaugurou o Centro de Proteção do Idoso revitalizado no bairro Parque 10, que vai ofertar 400 atendimentos por mês. Ontem, ele visitou o Sine Amazonas e destacou a ampliação de vagas de emprego em 2024. No ano passado, 1.410 pessoas conseguiram emprego com empresas parceiras do Sine.

Agenda internacional

Entre os compromissos do governador Wilson Lima na China, estão encontros com investidores, dirigentes da fabricante de veículos elétricos BYD e da multinacional chinesa de eletrônicos TCL, incluindo visita às linhas de produção na cidade de Shenzhen. “Estou muito otimista com o resultado dessa agenda na China”, destacou o governador nesta quarta.

Encontros

Nos encontros o governador também vai apresentar programas de sustentabilidade realizados pelo Governo do Amazonas, como o Guardiões da Floresta, que beneficia mais de 8,2 mil famílias de Unidades de Conservação; o Escola da Floresta, que une educação, sustentabilidade e tecnologia; o Água Boa, que leva água potável para comunidades do interior sem acesso à água tratada; e o Fundo Amazonas 2030, com a oferta de crédito de carbono para alcançar o desmatamento líquido zero em seis anos.

Reincidente

Como diz o caboclo ribeirinho no Amazonas: “a cobra voltou a fumar” em Borba. O prefeito Simão Peixoto (MDB), que passou um tempo preso e afastado do cargo, mas reassumiu o posto usando tornozeleira eletrônica, voltou a ser preso pela Polícia Federal (PF). Apesar de demonstrar em suas redes sociais e entrevistas à imprensa um espírito de renovação, o comportamento não foi suficiente para convencer as autoridades de segurança pública, que o investigam por desvios de recursos da merenda escolar.

Retorno

Simão sai de cena para que o vice-prefeito, Zé Pedro (PSD), seu ex-aliado e hoje desafeto político, reassuma interinamente o comando de Borba. Zé chegou a denunciar Simão à polícia por ameaças. Para o prefeito, o vice estaria tramando pelas suas costas administrar o município com contratos ligados à própria família. Há mais de 24 horas o Portal AM1 aguarda um posicionamento da assessoria de Simão Peixoto sobre a nova ordem de prisão, mas até agora nada foi informado.

Exoneração

Apesar de ser presidente da Comissão da Mulher, na Aleam, a deputada Alessandra Campêlo (Podemos) não tem escapado dos vínculos com homens envolvidos em agressões a mulheres. Desta vez, ela exonerou um assessor de seu gabinete que, supostamente, teria induzido a atual mulher a quebrar a cara da ex-esposa. Parece que o garanhão, que é lutador de jiu-jitsu, não quis honrar os compromissos financeiros (dívidas) depois que trocou de mulher. Em agosto do ano passado, um outro episódio de agressão à mulher, desta vez a uma babá, teve um casal amigo de Alessandra envolvido no caso, que resultou na tentativa de homicídio de um advogado que tentou evitar que a babá continuasse a ser agredida.

CPI do Fundeb

O vereador Sassá da Construção Civil (PT), que é da base aliada do prefeito David Almeida (Avante), está numa sinuca de bico com os profissionais da Educação. Isso porque a categoria acredita que o vereador, que é de esquerda, estaria enrolando para não assinar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Fundeb. O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) afirmou a esta coluna que Sassá se recusou a assinar o documento, mas o petista alega que o que Guedes tem em mãos é um documento que não tem valor. Guedes diz acreditar sem sombra de dúvidas que Sassá quer enfraquecer o movimento.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI