Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Menezes diz que seu futuro político não depende da ida de David para o PL

O pronunciamento do político vem após um burburinho sobre o prefeito trocar o Avante pelo Partido Liberal (PL)

Menezes diz que seu futuro político não depende da ida de David para o PL

(Fotos: Divulgação/Câmara dos Deputados/Dhyeizo Lemos/Secom)

Manaus (AM) – O ex-superintendente da Suframa e pré-candidato a vice-prefeito de Manaus, Coronel Menezes (PL), afirmou, nesta terça-feira (12), que o seu futuro político não depende da troca de partido do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

O pronunciamento do político vem após um burburinho sobre o prefeito trocar o Avante — partido pelo qual foi eleito em 2020 —, para ir para o Partido Liberal (PL), de Bolsonaro. A notícia da troca de partido tomou conta dos bastidores da política amazonense, além de ser motivo de discussão entre os eleitores nos últimos dias.

Menezes chegou a afirmar, várias vezes, durante a entrevista desta terça-feira, que nem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e nem o presidente do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento, conversaram com ele sobre a filiação de David.

“O Alfredo nunca foi claro, nunca se posicionou. Eu não posso falar pelo presidente. No que eu conversei com o ele, em relação a isso, ele falou que não tinha conhecimento, não participou, não conversou com o David, com o Valdemar nem nada. Aquilo que a gente tinha conversado, ele e o Alberto, estava de pé. Eu não sei se o presidente sabe de lá, mas por mim, desse acordo, ele sabe”, disse.

Menezes conta, ainda, que David Almeida conversou com Alfredo Nascimento e Valdemar Costa Neto. “Teve reunião, Alfredo, Valdemar e David, agora, eu não sei se o Valdemar aceitou e explicou todos os detalhes. Eu não posso falar “.

O ex-superintendente da Suframa até tentou desconversar sobre os questionamentos do que ele faria caso David Almeida fosse, de fato, para o PL, mas adiantou que “os dois não podem estar no mesmo palanque”.

“Eu acho, hoje, se o David fosse para lá, seria excelente, porque a população vai julgar exatamente isso. E eu quero que julgue. A população de Manaus não vê nenhuma identificação. O prefeito David Almeida não é de direita, nunca militou na direita. Sempre militou por 16 anos lá no PSD do Omar Aziz, depois se candidatou apoiado pela esquerda. Então, não existe nenhuma identificação do David com o presidente [Bolsonaro]. Tem pessoas que eu já tive confrontos em eleições, mas eu não tenho nada contra, respeito o posicionamento político, mas a situação de David é de caráter. É do DNA dele!”, afirma.

Conversa

Na última quarta-feira (6), David Almeida foi a Brasília conversar com o presidente nacional do Avante e com os partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e PL, ao qual Menezes se referiu anteriormente. Essa aproximação de David fez com que o barulho sobre a filiação ao PL aumentasse, e o chefe do Executivo teve que se pronunciar para “esclarecer” a ida a Brasília.

David afirmou que não sairia do Avante e que a conversa com outros partidos faz parte da política que busca fortalecer os laços com eles.

Silêncio

Menezes também deixou escapar que cobrou o posicionamento de Alberto Neto sobre o que estava acontecendo, pois, o pré-candidato a prefeito se manteve em silêncio desde que surgiu o boato de que David iria para o PL e acabaria com o seu sonho de ser o próximo chefe do Executivo municipal.

Além do deputado federal, Alfredo Nascimento também não fez nenhum pronunciamento a respeito do episódio, mas a população, ao que parece, ainda está querendo a versão deles.

Por fim, para não parecer deixado de lado pelo ex-presidente ou pelo partido, Alberto Neto publicou, nessa segunda-feira (11), em seu Instagram, uma foto ao lado de Alfredo Nascimento. Os dois aparecem sorrindo de forma amigável, mas os internautas não deixaram de pedir o posicionamento deles nos comentários.

 

Chapa Alberto e Menezes

Como a coluna do Portal AM1 já havia noticiado em janeiro, existe a forte possibilidade de o deputado federal Alberto Neto e Coronel Menezes concorrerem a prefeito e a vice nas eleições municipais de 2024. A união dos dois é resultado de um casório, pois até ano passado, ambos queriam ser prefeitos e estavam buscando apoio de Bolsonaro.

Esta será a segunda vez que Alberto disputará, ou não, para prefeito na capital do Amazonas, sendo a primeira vez pelo Republicanos, de Silas Câmara, e Coronel Menezes, pelo extinto Patriota (hoje PRD).

 

LEIA MAIS: