Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Política

Mensagens mostram Dallagnol negociando dinheiro da Lava Jato

Reportagem obtida pela Polícia Federal mostra o diálogo entre Deltan e procuradores suíços.

Mensagens mostram Dallagnol negociando dinheiro da Lava Jato

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasília (DF) – O ex-deputado federal Deltan Dallagnol teria negociado a divisão de dinheiro de multas cobradas da Petrobras no âmbito da Operação Lava Jato, quando o então procurador coordenava a força-tarefa.

A informação foi divulgada pelo UOL, em parceria com a newletter. A reportagem mostra mensagens obtidas pela Polícia Federal, que mostra o diálogo entre Deltan e procuradores suíços. Nas mensagens, o ex-procurador relata aos suíços o acordo feito com as autoridades dos EUA.

“Proteção às testemunhas de cooperação: eles protegerão nossos cooperadores contra penalidades civis ou restituições; Penalidades relativas à Petrobras. O pano de fundo: O DOJ [Departamento de Justiça norte-americano] e a SEC aplicarão uma penalidade enorme à Petrobras, e a Petrobras cooperou totalmente com eles. Eles não precisariam de nossa cooperação, mas isso pode facilitar as coisas e, se cooperarmos, entendemos que não causaremos nenhum dano e poderemos trazer algum benefício para a sociedade brasileira, que foi a parte mais prejudicada (e não os investidores dos EUA). Como estávamos preocupados com uma penalidade enorme para a Petrobras, muito maior do que tudo o que recuperamos no Brasil, e preocupados com o fato de que isso poderia prejudicar a imagem de nossa investigação e a saúde financeira da Petrobras, pensamos em uma solução possível, mesmo que não seja simples. Eles disseram que se a Petrobras pagar algo ao governo brasileiro em um acordo, eles creditariam isso para diminuir sua penalidade, e que o valor poderia ser algo como 50% do valor do dinheiro pago nos EUA”, diz Deltan Dallagnol.

(Fonte: UOL)

Dois anos depois, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu suspender o acordo feito entre a força-tarefa da Operação Lava Jato e o governo dos Estados Unidos para ressarcimento de US$ 853,2 milhões dos prejuízos causados a investidores norte-americanos pelos casos de corrupção na Petrobras.

Na decisão, o ministro também bloqueou valores depositados em uma conta judicial vinculada à 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba. O montante não foi divulgado. O pedido de suspensão foi feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Deputado cassado

 Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Pode-PR).

Deltan atuou como chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba e, após deixar o cargo, foi o deputado mais votado do Paraná nas eleições de 2022, com 344 mil votos.

O relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, votou pela cassação do mandato de Deltan Dallagnol. O ministro disse que o ex-procurador pediu exoneração do MPF no dia 3 de novembro de 2021, quando já havia sido condenado pelo CNMP a pena de censura e de advertência.

(*) Com informações da Agência Brasil