Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Mídia nacional aponta influência de facções nas eleições do AM

Mídia nacional aponta influência de facções nas eleições do AM

O Site Uol Notícias publicou matéria neste sábado, 22, na qual apontou que o Amazonas poderá sofrer influência eleitoral de facções criminosas neste ano. A reportagem faz um ‘raio-x’ das principais organizações criminosas nas cinco regiões do país e os tentáculos que elas possuem nos Poderes Executivo e Legislativo, citando o Amazonas, como o estado que está em alerta.

Na matéria, consta uma parte do documento do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em que o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP), coronel Anézio de Brito Paiva, admite  que a Polícia Militar (PM) não tem condições de manter a segurança do pleito deste ano, em Manaus, considerando a situação do sistema prisional e os confrontos entre facções.

Coronel Anézio Paiva é citado na matéria do site Uol Notícias (Secom)

Anézio admite, também, que se a PM assumir integralmente a segurança do pleito irá comprometer o policiamento ostensivo e repressivo na capital. A informação do secretário foi passada durante reunião uma reunião que ocorreu no dia 31 de julho deste ano.  

Em função da dificuldade em dar conta do controle de segurança no pleito, foi solicitado apoio de tropas federais nas eleições. A reportagem tentou contato com o secretário Anézio Paiva, mas até a publicação da matéria, não obteve retorno.

Leia a notícia na íntegra no  Uol Notícias

Facções criminosas miram influência em cinco regiões do País

‘Situação controlada’

Quatro dias antes de admitir a incapacidade do Estado em manter as seguranças das eleições por conta das facções criminosas, o coronel Anézio Paiva afirmou, à imprensa, que apesar do aumento de morte violentas no tráfico de drogas, a situação em Manaus estava “sob controle”.

“Trabalhamos com os dados de junho. Em 2018, tiveram 103 homicídios. Dois a mais que o ano anterior. Falar que houve uma explosão de homicídios em Manaus é uma inverdade”, disse, no dia 27 de julho.

Em média, a capital amazonense tem registrado até 15 mortes por fim de semana. De maio para agosto deste ano, os índices aumentaram em mais de 40%.

 

Nota

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) têm mantido reuniões periódicas para o planejamento da segurança pública durante as eleições de 2018. O Secretário de Segurança Pública, Coronel Anézio Paiva, informa que uma operação com as polícias civil e militar está organizada e envolverá todo o efetivo para garantir que a população exerça, em sua plenitude, o direito ao voto.

No interior, a ação envolverá mais de 1 mil PMs e PCs, que começam a se deslocar para as cidades no próximo dia 2. Na capital, todo o efetivo será empregado no patrulhamento ostensivo das ruas e de áreas consideradas sensíveis, como o sistema prisional.

Nesse arranjo, o TRE solicitou a presença de forças federais para 25 cidades, incluindo Manaus. É uma medida que já foi aplicada em pleitos passados, amplamente adotada em outros estados da federação, e que visa dar maior capacidade operacional às forças de segurança locais, que atuarão em plantão reforçado nas ruas nos dias que antecedem e sucedem o domingo de votação.

Portanto, o engajamento de reforços federais não se dá em virtude de supostas ameaças de facções criminosas e sim como forma de cumprir o plano operacional das eleições. Do ponto de vista da segurança, este é o evento de complexidade máxima por envolver toda a população.

Em Manaus, o Exército deve cuidar de alguns locais de votação na capital. Dos 447 locais de votação em Manaus, 226 ficarão a cargo do Exército Brasileiro e 221 sob a responsabilidade da Polícia Militar do Amazonas.

O secretário de segurança ressalta que os órgãos trabalham com planejamento estratégico e preventivo. Devido à complexidade da operação das eleições, todos os envolvidos decidiram por repetir a solicitação de efetivos extras, como nas eleições passadas.

 

 

*Atualizado nesta segunda-feira, 24, com nota da SSP-AM